InformaMT
A Prefeitura de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, abriu o cadastro de vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 45 a 59 anos sem comorbidade e para gestantes e puérperas, neste caso específico com laudo médico para resguardar a vida da mãe e da criança.
O prefeito Kalil Barcat lembrou que assim como a capital, Várzea Grande sofre com a pressão por atendimento de pacientes de outras cidades do interior de Mato Grosso, de outros estados e até mesmo de países com quem o estado faz fronteira e sofre com a busca por atendimentos médicos e oportunidade de emprego e renda.
Kalil Baracat voltou a frisar que o ideal seria que houvesse vacina para todas as pessoas, mas como não tem, foi definido um Plano Nacional de Imunização – PNI do Ministério da Saúde que está sendo cumprido à risca por Várzea Grande.
Já o secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, asseverou que a Saúde Pública Municipal tem atuado dentro das regras estabelecidas pelo Plano Nacional de Imunização – PNI, visando o bem-estar da população e que desde janeiro começou a vacinar de forma ordenada e sem riscos para a população.
Gonçalo Barros lembrou que Várzea Grande atua em diversas frentes e com vários programas como o Resgate Cidadão, que foi criado para buscar pessoas com 60 anos ou mais e que perderam suas vacinas por qualquer motivo.
No site oficial de Várzea Grande pelo www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba Imunização Várzea Grande, a pessoa realiza seu pré-cadastro inserindo os dados de documentos pessoais e as informações solicitadas, sempre tendo o cuidado na digitação de números de documentos como CPF e Carteira do SUS, além de endereços de email para não conterem erros que impeçam a validação do agendamento pela Secretaria de Saúde de Várzea Grande.
Este é o mesmo procedimento para pessoas com ou sem comorbidades, pois o quadro clínico fica definido no ato do pré-cadastro.
No ato da vacinação, aqueles com comorbidades devem apresentar laudos médicos, o mesmo acontecendo para as gestantes e puérperas de forma indispensável e por segurança da mãe e da criança.
Nesta sexta-feira (18) a vacinação acontece no Ginásio Fiotão, das 8hs as 16h, para pessoas sem comorbidades.
Entre as 16h e 20h acontece o Corujinha, com o Resgate Cidadão para atender aquelas pessoas com 60 anos ou mais que por qualquer motivo deixaram de ser vacinados.
InformaMT/G1