20 C
Cuiabá
terça-feira, maio 14, 2024

MT é o 3º estado que mais demora para liberar benefício do INSS

InformaMT

Tempo médio de análise para concessão dos benefícios previdenciários em Mato Grosso aumentou em 65 dias.

Cada requerimento leva em torno de 140 dias ou quase 5 meses para ser avaliado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). É o 3º mais demorado do país, conforme estatísticas mais recentes divulgadas pelo órgão federal e referentes a março deste ano.

No mesmo período do ano passado, o tempo médio para análise dos pedidos de benefícios previdenciários era de 75 dias.

Atualmente 31,8 mil requerimentos de aposentadorias, pensões e auxílios-doença, entre outros, estão sob análise do INSS em Mato Grosso.

Desde março do ano passado, esse volume aumentou 4,5%, revela o Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS). Na época, 30,4 mil pedidos aguardavam parecer do INSS.

“Realmente, na pandemia está mais demorado. Muitos funcionários foram afastados. Ficou sem atendimento presencial e (os requerimentos locais de benefícios do INSS) foram para uma fila nacional. Agora voltou para fila regional. Mas, acredito que vai melhorar”, opina a advogada previdenciarista e membro da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB/MT), Camila Regina Santos.

Segundo ela, a impetração de mandado de segurança contribui para acelerar os prazos de finalização dos processos.

Considera, ainda, que o INSS poderia investir na contratação de novos servidores para agilizar a análise dos pedidos administrativos, criando inclusive um setor para análise dos documentos apresentados.

Do total de requerimentos de aposentadorias, pensões e auxílios doença represados em Mato Grosso, 75,3% ou 23,9 mil aguardam avaliação de técnicos do INSS.

A menor parcela, em torno de 24,6% ou 7,8 mil, estão parados por pendências que precisam ser sanadas pelos próprios requerentes.

 

 

InformaMT/MidiaNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias