29 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

CGE lança cartilha para prevenir assédio no serviço público

A Controladoria-Geral do Estado (CGE-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Corregedoria-Geral, lançou nesta terça-feira (17.10) uma cartilha voltada a prevenir o assédio no setor público.

A publicação foi apresentada durante o 2º Encontro Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual no Serviço Público, como parte do Programa de Integridade Pública do Governo de Mato Grosso (Integridade MT).

A cartilha foi elaborada por grupo de trabalho composto por servidores da Corregedoria-Geral e Superintendência de Avaliação e Consultoria de Integridade e Complianc da CGE, da Unidade Setorial de Correição da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da Coordenadoria de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

O material se destaca por sua abordagem acessível e direta, ao desmitificar o conceito de assédio moral e sexual, detalhar suas características e como essas situações se manifestam, fornecer exemplos de comportamentos que não são  assédio e identificar situações que são consideradas como tal.

A cartilha também esclarece a distinção entre assédio moral e sexual e explora as consequências que o assédio pode ter para a vítima e o ambiente de trabalho. Além disso, ela aborda o papel crucial da liderança na prevenção, orienta a vítima sobre como se posicionar diante do assédio, esclarece como funciona o suporte psicossocial oferecido pelo Estado e disponibiliza informações sobre os canais de denúncia.

“A cartilha desempenha um papel fundamental na promoção de um ambiente de trabalho seguro e respeitoso no setor público, oferecendo informações valiosas para servidores e líderes, e serve como um guia abrangente para a prevenção e enfrentamento ao assédio no serviço público”, observa o secretário-controlador geral do Estado Paulo Farias.

A cartilha está disponível para consulta e download no site www.cge.mt.gov.br, em Manuais/Cartilhas (2023) e em Integridade (Público/Publicações).

Clique AQUI para acessar o material diretamente.

Download 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias