A presidente do Diretório do MDB em Cuiabá, deputada estadual Janaina Riva, rebateu as declarações do prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (MDB), que em recente entrevista afirmou que a legenda emedebista perdeu um comando “vitorioso” para entregar a uma “derrotada e traidora”, em referência à parlamentar. Em resposta, a deputada avisou que, se o prefeito não estiver satisfeito com as mudanças, que saia do partido. “A porta da rua é serventia da casa”, disparou.
Janaína disse que pretende “pacificar” o clima no partido após a eleição municipal e já planejar o pleito de 2022. “Eu tenho me esforçado muito para pacificar dentro do partido. Não teve essa oportunidade de sentarmos e fica nessa conversação pela imprensa. Isso é muito ruim porque atrapalha o diálogo. Nós tínhamos uma reunião programada para hoje, quarta-feira (16), e nosso presidente (deputado federal Carlos Bezerra), testou positivo para covid-19. Então, eu acredito que a gente vai ter que ter um pouquinho mais de paciência. Os ânimos estão mais acirrados, mas, mais pra lá do que pra cá. Eu estou muito tranquila. Bezerra me chamou para uma missão que é assumir a presidência do municipal, to prontíssima pra isso para gente trabalhar 2022”, começou.
Ao lembrar que recebeu uma “missão” do presidente estadual do partido, a deputada garantiu que vai evitar entrar em ‘contenda’ com Emanuel Pinheiro. Porém, segundo ela, o prefeito tem atacado boa parte dos filiados do MDB e é necessário que seja respondido.
“Nosso foco são as candidaturas de 2022 e evitar ficar entrando nesses pormenores com Emanuel. Ele é prefeito eleito, ele esta dentro do MDB, ele pode ficar se ele quiser no partido, se ele se sentir confortável. Mas, se ele não estiver confortável a porta da rua é serventia da casa”, detonou.
Segundo ela, não existe nenhum impedimento de ordem legal para ele sair do MDB. “Não tem imposição para ele ficar. Não tem fidelidade partidária para ele ficar, ele tem toda liberdade para sair do partido. Mas, o que a gente não aceita são as criticas, a todo momento, ao nosso partido e é isso que nós vamos defender internamente. É mais fácil ele se retirar do que ter o partido inteiro por conta dele”, completa.
PAIAGUÁS 2022
Na sequência, Janaína Riva praticamente descartou a possibilidade do atual prefeito disputar o Governo do Estado em 2022 pelo MDB. “Essa possibilidade fica cada vez mais distante e acho que o Bezerra deu esse recado convidando o governador Mauro Mendes para se filiar ao MDB. Aqui, em 2022, não tem espaço para ele ser candidato ao Governo”, diz.
Além disso, a parlamentar colocou que enfrentaria dificuldades pessoais em apoiar o prefeito, assim como já fez na eleição deste ano. “Eu não apoiaria um político filmado recebendo dinheiro. Ele não tem habilidade necessária para construir isso dentro do partido. Então, essa opção está cada vez mais distante. Ele poderia construir isso dentro do partido se ele tivesse uma postura diferente agora com essas atitudes de confronto a todo momento”.
FONTE: FOLHAMAX