InformaMT
O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), liberou o uso da máscara de proteção somente em lugares abertos, e manteve a obrigatoriedade em locais fechados, seja público ou privado. A liberação do uso da máscara é facultativa. O decreto nº 14/2022, foi publicado nesta quarta-feira (16.03), com data retroativa de 09 de março.
A reportagem do VGN, em 10 de março, entrevistou o secretário de Saúde, Gonçalo Barros, e ele já havia informado que o uso da máscara seria facultativo em locais abertos.
Conforme consta da publicação, mantém a capacidade máxima de público em 70% em todos os locais coletivos, seja público ou privado. Assim como o distanciamento de 1,5 metro.
Consta ainda, que nos eventos esportivos deverá ser exigida a apresentação do cartão de vacinação, comprovando o ciclo completo da imunização, sendo que a pessoa que não comprovar a vacinação deverá apresentar exame laboratorial.
O presidente do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, Sílvio Fidelis, explicou que mesmo que o município esteja com a vacinação avançada, é importante lembrar que a pandemia não acabou, e que todos os cuidados devem ser mantidos para não haver o aumento dos números de casos da doença.
Segundo Fidelis, o Comitê de Enfrentamento mantém as reuniões semanais para discutir as medidas adotadas no município para preservar a população. Ele afirmou que o Poder público aos poucos vem adotando algumas flexibilizações, e que várias ações já foram tomadas para que a vida volte ao normal, mas para que isso de fato aconteça a população terá que ter um pouco mais de paciência.
InformaMT/VGN