Imagens de satélite mostram os danos causados com desabamento da ponte na divisa entre os estados do Tocantins e do Maranhão que desabou em 22 de dezembro, matando ao menos 14 pessoas.
A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira liga os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), cruzando o rio Tocantins, e faz parte da rodovia BR-226, um dos trechos da Belém-Brasília. O desabamento aconteceu por volta de 14h50 e atingiu o vão central da estrutura, que tem 533 metros de extensão.
As fotos foram coletadas pela SCCON na rede do programa Brasil Mais, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que fornece imagens de satélite da Planet. A primeira foto foi tirada em 8 de dezembro de 2024, antes do desabamento da ponte, e a segunda é de 28 de dezembro, seis dias após o colapso.
Ponte Juscelino Kubitschek
Imagens de satélite mostram o antes e o depois do desabamento da ponte entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA)
– SCCON / PlanetScope
O vão central da ponte cedeu derrubando pelo menos dez veículos, incluindo três caminhões transportando cerca de 25 mil litros de agrotóxicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico. A Agência Nacional de Águas afirma que a análise da qualidade da água indica que não houve vazamento dos materiais.
Segundo o Ministério dos Transportes, a ponte foi inaugurada em 1961 e a estrutura antiga “já não atendia ao aumento do fluxo de veículos e de carga transportada pelo eixo”. A Polícia Federal abriu investigação para apurar as responsabilidades pela queda da estrutura.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes também instaurou sindicância para apurar as responsabilidades sobre o desabamento. A comissão terá 120 dias para apresentar os resultados da apuração.
O Ministério dos Transportes contratou esta semana uma empresa que ficará responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ao todo, a obra tem valor estimado em R$ 171,9 milhões e o prazo para a reconstrução da estrutura vai até o dia 22 de dezembro de 2025, um ano após a queda da ponte.
A contratação foi em caráter emergencial, ou seja, com dispensa de licitação. O consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas empresas Construtora Gaspar S/A e Arteles Construções Limitada, será o responsável pelas obras.
noticia por : UOL