31 C
Cuiabá
domingo, fevereiro 2, 2025

União Europeia lamenta novas tarifas de Trump e afirma que responderá 'com firmeza' se forem aplicadas


Resposta do bloco europeu veio após Canadá e México se pronunciarem prometendo tarifas de retaliação aos Estados Unidos. Além de anunciar ‘tarifaço’ para Canadá e México, Trump afirmou que ainda está estudando medida semelhante para a China.
Getty Images via BBC
A União Europeia se pronunciou neste domingo (2) sobre a decisão dos Estados Unidos de impor novas tarifas sobre importações canadenses, mexicanas e chinesas, afirmando que “responderá com firmeza” caso as taxações também sejam aplicadas ao bloco europeu.
“A UE está firmemente convencida de que tarifas baixas promovem o crescimento e a estabilidade econômica, mas responderá com firmeza se tarifas injustas forem aplicadas”, alertou a Comissão Europeia.
A Comissão ainda reforçou que as trocas comerciais e de investimento da UE com os Estados Unidos “são as mais importantes do mundo. Os riscos são consideráveis. Nós devemos buscar fortalecer essas relações”.
Trump diz que ‘dor’ provocada pelas tarifas ‘valerá a pena’
Outros líderes europeus também se manifestaram sobre o tarifaço. O ministro da Indústria da França Marc Ferracci ressaltou que uma resposta é necessária: “Está claro que nós precisamos reagir. Estamos aguardando decisões da administração americana sobre o que irá preocupar a Europa”.
No último sábado (1º), o governo do presidente Donald Trump detalhou a imposição de tarifas contra os produtos dos três principais parceiros comerciais dos Estados Unidos. Ele já havia prometido anteriormente impor tarifas à UE, mas não fez nenhum anúncio a respeito na data.
De acordo com os decretos assinados, as importações da China serão taxadas em 10%, enquanto as que são provenientes do México e do Canadá receberão um acréscimo de 25% — com 10% sobre o petróleo canadense. As novas tarifas começam a valer na terça-feira (4).
Em retaliação, os governos de Justin Trudeau e Claudia Sheinbaum se pronunciaram prometendo responder com taxas próprias.
Já China vai contestar as tarifas de Trump por meio da Organização Mundial do Comércio (OMC), disse o Ministério do Comércio chinês neste domingo (2).
Trump oficializa tarifas contra Canadá, México e China
source
Fonte: G1

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias