31 C
Cuiabá
quinta-feira, janeiro 23, 2025

Trump diz que seu governo deixará planeta mais pacífico


Presidente dos Estados Unidos fez pronunciamento no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. Ele participou do fórum em transmissão ao vivo a partir da Casa Branca. O presidente Donald Trump
Carlos Barria/Reuters
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (23) que o planeta ficará “mais pacífico” sob sua nova gestão durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.
“O que o mundo testemunhou nas últimas 72 horas (com a série de ordens executivas que assinou) foi o que chamamos de ‘revolução do bom senso’. O planeta será mais pacífico”, discursou.
Trump falou ao fórum em um pronunciamento virtual feito da Casa Branca e transmitindo em um telão no auditório principal de Davos. Antes de ser eleito, o republicano havia dito que o planeta estaria “próximo de uma 3ª Guerra Mundial”.
Em seu discurso, Trump relembrou algumas das ordens executivas que assinou desde que tomou posse, como a declaração de emergência fronteira, as medidas anti-imigração e a extinção dos programas de diversidade e inclusão. Também citou as medidas econômicas que já tomou em seu governo.
Trump também voltou a criticar o governo Biden, afirmando que ele já fez mais em seus três dias de mandato que o democrata fez durante o seu.
“Em 4 dias fizemos mais do que o último governo em 4 anos. Nossa nação sofreu muito nos últimos anos. Vamos erguer os EUA de volta e tornar o país mais forte do mundo”, afirmou.
O presidente norte-americano também afirmou se gabou de ter conseguido o acordo de cessar-fogo na guerra na Faixa de Gaza, e indicou que as tratativas com a Rússia por um acordo para finalizar a guerra na Ucrânia podem já ter começado.
“Agora nossos esforços para conseguir um acordo de paz na guerra da Ucrânia espero já estar em curso. É tão importante conseguir completar esse acordo, milhões estão morrendo nos campos de batalha, a maior quantidade de mortes desde a 2ª Guerra Mundial”, disse.
Trump também afirmou que pedirá a todos os países do mundo a aumentarem o custo destinado à Defesa para 5% PIB.
Em meio a tensões econômicas com a União Europeia, Trump também criticou o bloco: “Temos muitas reclamações sobre a União Europeia”, afirmou.
Esta reportagem está em atualização.
source
Fonte: G1

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias