InformaMT
Cerca de 600 servidores públicos de Mato Grosso participaram de uma carreata na manhã desta quarta-feira (2), em Cuiabá. O objetivo foi mobilizar todas as classes de trabalhadores estaduais em busca para cobrar do governo o pagamento do Regime Geral Anual (RGA).
A carreata reuniu mais de 300 veículos que percorreram as principais avenidas de Cuiabá, com partida da Orla do Porto até o Palácio Paiaguás.
Segundo os servidores, a manifestação foi o primeiro ato na tentativa efetiva de falar diretamente com o governador.
O governo informou que começou, nesta semana, uma série de reuniões que serão realizadas com os sindicatos representantes das carreiras do serviço público para ouvir as demandas das categorias e manter o diálogo sempre aberto com os servidores.
A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) disse que uma das demandas das entidades é em relação ao pagamento da RGA de 2019 que não foi paga devido ao fato de o estado não ter cumprido os requisitos exigidos em lei.
A Seplag esclareceu todos os questionamentos e dúvidas e enviou um documento oficial às entidades com explicações técnicas e legais sobre o tema.
Contudo, o secretário informou que o governo previu na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022 enviada à Assembleia Legislativa no último dia 28 o pagamento de 5,05% da RGA do próximo ano.
InformaMT/G1