InformaMT
Os servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizaram um protesto, nesta quinta-feira (7), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, para cobrar melhores condições de trabalho. A manifestação foi realizada em frente à unidade.
De acordo com os servidores, além das condições de trabalho, eles denunciam o sucateamento do órgão e a não realização de concursos públicos.
O protesto foi realizado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social (FENASPS).
Segundo a categoria, não não há servidores já que o INSS perdeu cerca de 50% do quadro de funcionários nos últimos cinco anos em função de aposentadorias.
A solução do INSS foi transferir os processos para os serviços em plataformas digitais, medidas que, segundo os manifestantes, não tem resolvido os problemas estruturais da instituição.
Os servidores alegam que o prédio do INSS em Cuiabá está abandonado e que os elevadores não funcionam há meses, o que impede a população de ter acesso ao recurso.
Em todo o país, são quase 30 milhões de famílias beneficiadas diretamente pelo INSS.
InformaMT/G1