32 C
Cuiabá
terça-feira, outubro 19, 2021

Sem respeitar a seca, mais de 10 toneladas de lixo são recolhidas do rio Cuiabá

InformaMT

Nem mesmo o baixo nível das águas do rio Cuiabá impediu que o lixo deixasse de ser jogado próximo ao local. Na verdade, a seca piorou a paisagem da região, pois agora o lixo submerso começa a aparecer. Os objetos são figuras carimbadas da sujeira urbana: garrafas pets, vidros, roupas e sacolas.

A reportagem do GD, esteve na Orla do Porto na última terça-feira (21), onde há maior circulação de pessoas. Inclusive, já na região de mata, separada por grades para quem anda pela orla, é possível ver diversos dejetos, jogados pela própria população.

Mesmo na área do despejo do esgoto que vem do córrego 8 de Abril, observa-se que os peixes continuam vivos e aglomerados, provavelmente por conta do lodo formado. Porém, outros não têm a mesma sorte e morrem perto da margem.

Mais para baixo do curso do rio estava o pescador Odir de Oliveira. Impressionado com a seca, ele diz que em 78 anos nunca viu o rio dessa forma: com baixo nível de água e destratado.

Ele pesca mais por “hobby”, porque segundo conta, os peixes estão escassos – além de disputarem o espaço com o lixo.

“Eu procuro comprar esses peixes, pra pescar melhor lá embaixo. Você vai gastar dinheiro, perder hora, queimando no sol brabo desse e muitas vezes você não pega 2 kg de peixe, é diferente de antigamente”, lamenta, relembrando que quando era garoto a pescaria no rio Cuiabá enchia as praias nos sábados e domingos.

De acordo com a Prefeitura de Cuiabá, são recolhidos pelo menos 10 toneladas de lixo por mês no entorno do rio. A balsa ecológica percorre diariamente um trecho de cinco quilômetros, entre a Ponte Nova e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

Veja a nota na íntegra

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) informa que:
– O Rio Cuiabá é atendido todos os dias com o serviço de coleta fluvial, por meio da Balsa Ecológica.

– O equipamento possui mais de 7 metros de comprimento, 3 metros de largura, e atua com uma equipe de operação formada por três pessoas.

– Diariamente a balsa percorre um trecho de aproximadamente cinco quilômetros, situado entre a Ponte Nova e a comunidade São Gonçalo Beira Rio.

–  A atividade de coleta fluvial chega a recolher uma média mensal de 10 toneladas de lixo do Rio Cuiabá, somando os materiais recolhidos tanto na margem quanto no leito.

– Em relação aos córregos, a Limpurb conta com uma equipe específica para este trabalho.

– As ações de limpeza e desassoreamento a ontem diariamente e atende cada córrego ao menos duas vezes por ano.

 

 

InformaMT/GazetaDigital

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias