26 C
Cuiabá
sábado, dezembro 21, 2024

'Se tivesse dinheiro, sairia daqui', diz mãe de Ryan sobre Operação Verão

Mãe de Ryan e esposa de Leonel diz ter medo da retomada da Operação Verão em Santos. Ela diz que o seu filho de 10 anos entrou em casa ao ver a aproximação de policiais. “Um deles perguntou: ‘quem é esse menino?’. Como resposta, ouviu: ‘Esse é o irmão do menino que morreu'”.

Se tivesse dinheiro, eu sairia daqui. Eu convivo com o medo, porque os policiais sobem o morro para matar. E matam também pessoas inocentes. Até hoje, eu luto para provar que o meu marido não tinha envolvimento com o crime.
Beatriz da Silva Rosa

Ineficiente, dizem especialistas

Alta letalidade no verão passado. Sem imagens de câmeras corporais nas fardas dos agentes e com suspeitas de irregularidades investigadas pelo Ministério Público, a PM matou 56 pessoas na ação entre dezembro de 2023 e abril deste ano. Na ocasião, Guilherme Derrite, secretário da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública de São Paulo), disse que a pasta estava combatendo o PCC.

Dados indicam dúvidas sobre efetividade da ação. A SSP informou que a PM apreendeu 2,6 toneladas de drogas e 119 armas de fogo na última Operação Verão. É o equivalente a menos de 1% da movimentação financeira anual da facção criminosa paulista, que é de até R$ 6 bilhões a cada 12 meses, segundo especialistas ouvidos pelo UOL.

A Operação Verão surgiu para dar mais segurança à população nas férias. A PM não vai ao litoral de São Paulo para combater o PCC. Para isso, precisaria de inteligência policial e investigação. Se o objetivo é o combate ao crime organizado só com viatura na rua, o resultado é zero.
Ivana David, desembargadora do TJ-SP e especialista em investigações sobre o crime organizado

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias