InformaMT
A partir das 14h desta sexta (19), o Hospital São Mateus reabriu o serviço de Pronto-Atendimento 24 horas de sua unidade no bairro Bosque da Saúde, na Capital. O serviço ficou suspenso nesta quinta (18) por conta da alta demanda de casos de pessoas infectadas com coronavírus.
Em nota, o hospital afirma que adotou a medida para abrir o PA depois de “conseguir remanejar os pacientes que já estavam em triagem”.
“Vale destacar que a superlotação aconteceu na ala dedicada ao atendimento dos pacientes com covid. Na ala que atende pacientes sem covid – como Centro Cirúrgico – o hospital continua atendendo dentro da capacidade”, diz.
A direção do São Mateus ressalta que continua a adotar todas as normas e protocolos pela autoridades de saúde nacionais e internacionais e pontua que a alta taxa de contágio do coronavírus pressiona o Sistema de Saúde público e privado. “Fazemos o apelo para que a população fique em alerta e reforce todas as medidas de precaução e de combate à pandemia”, finaliza.
Os hospitais particulares da Capital estão em força-tarefa e conversam entre si para encaixar casos graves em Unidades de Terapia Intensiva (UTIS) para evitar mortes de pacientes. Grande parte destas unidades já atingiu a capacidade máxima de atendimento e não têm mais vagas para internar novos infectados.
A taxa de ocupação dos leitos intensivos nas unidades particulares é de 96,4%, de acordo com dados do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat).
InformaMT/RDNews