Embora as mudanças nos vistos pós-Brexit tenham causado uma queda acentuada no número de migrantes da União Europeia para o Reino Unido, novas regras de visto de trabalho e pessoas chegando da Ucrânia e de Hong Kong sob esquemas especiais de visto levaram a um aumento na imigração.
A migração líquida — ou o número de pessoas que chegam ao Reino Unido menos o total que sai — atingiu um recorde de 906.000 pessoas no ano até junho de 2023, acima das 184.000 pessoas que chegaram no mesmo período em 2019, quando o reino Unido ainda estava na UE.
Cooper disse que a combinação das mudanças nas regras para vistos de baixa qualificação e o fechamento de vistos para cuidadores recrutados no exterior provavelmente reduziriam o número de vistos de trabalhadores de baixa qualificação em até 50.000 neste ano.
Empregadores britânicos expressaram preocupação com os planos do governo de endurecer as regras para trabalhadores estrangeiros, dizendo que elas são necessárias para suprir a escassez no mercado de trabalho.
Questionado sobre o último anúncio do governo, um porta-voz da Confederação da Indústria Britânica destacou os comentários do diretor-geral da instituição, Rain Newton-Smith, ao The Times, publicados na sexta-feira, nos quais ela apoiou a pressão por mais treinamento dos trabalhadores britânicos.
“Mas não há dúvida de que, às vezes, as empresas enfrentarão uma grave escassez de mão de obra qualificada”, disse Newton-Smith. “E, claro, elas buscarão rotas domésticas para suprir essa escassez, mas haverá momentos em que a imigração será um caminho importante.”
noticia por : UOL