InformaMT
A comunidade quilombola de Vão Grande, em Barra do Bugres, a 164 km de Cuiabá, está há uma semana isolada, porque a única passarela de acesso aos moradores, que era feita de madeira, foi levada pela água, devido ao aumento do nível do Rio Jauquara.
A ponte, que, na verdade, era uma passarela onde só era possível a travessia a pé ou de bicicleta, havia sido instalada pelos próprios moradores há cerca de um ano.
A Secretaria Estadual de Assistência Social (Setasc) informou que o município ainda não havia acionado o governo, mas que irá por em prática um plano para ajudar a comunidade. Já a Prefeitura de Barra do Bugres informou que está acompanhando a situação da população quilombola e que colocou à disposição dois barcos e coletes salva vida para os moradores.
O isolamento preocupa os moradores, principalmente pelo risco de escassez de alimentos.
Segundo a moradora Meirély Batista da Gama, 24 anos, a alternativa foi usar um barco da comunidade para deixar o local, o que é um pouco arriscado, já que a correnteza é forte e o veículo de transporte ser pequeno para atender a todos os moradores.
A comunidade tem aproximadamente 50 moradores na comunidade, incluindo idosos e crianças.
O governo do estado disse que será realizada uma reunião para definir um plano estratégico e ajudar a região. Em relação a alimentação dos moradores, a secretaria informou que o município não vai precisar do apoio do governo, mas que está acompanhando a situação.
InformaMT/G1