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Em carta que circula nas redes sociais, em protesto, trabalhadores da rede estadual de educação, repudiam às políticas praticadas pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e acusam o secretário de Estado de Educação (Seduc-MT), Alan Porto, de obrigar os educadores a substituirem aulas com estudantes por palestras, que apresentam os feitos do Governo Mauro Mendes (União), às vésperas das eleições, por meio do programa “Edu Motivacional”. No entanto, a Seduc negou, por meio de nota, que o evento tenha motivação politiqueira e apontou como objetivo colocar a Educação Pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032.
A carta tmabém foi encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público-Sintep/MT aponta contradições e enumera as ações que o Governo deixou de fazer, bem como, afetou a autoestima dos profissionais. Eles questionam quando esses estudantes serão reparados pelo dia letivo ou período letivo em que os professores, obrigatoriamente, tiveram que comparecer a essa palestra (des) motivacional e politiqueira
“Motivação, caro secretário, para nós, é ter autonomia em sala de aula para podermos trabalhar os conteúdos pertinentes, necessários e conforme a realidade de cada unidade escolar, sem o cabresto do material estruturado a altos custos, enquanto os livros didáticos sobram amontoados, desperdiçando material didático e dinheiro público”, disse.
Os profissionais apontaram o não pagamento das correções inflacionárias (Revisão Geral Anual) e leis de carreira e direitos assegurados na legislação que deixaram de ser cumpridos, durante toda a gestão Mauro Mendes.
“Motivação, caro secretário, é RGA, pois em sua opressora gestão nos foi dado apenas 7%, no início de 2022 (outros 2% foi restos a pagar do governo anterior), o que não corrige as perdas financeiras e a desvalorização de nossa moeda, empobrecendo ainda mais os servidores mato-grossenses. Cadê nossa valorização salarial?”, cita trecho da carta.
Na carta, os profissionais reclamam de assédio moral e pressão eleitoral sob os professores que não estão alinhados com o Governo. “Motivação, caro secretário, é não ser assediado moralmente nos espaços escolares e nas jurisdições das DREs. Se exerce um controle e uma vigilância constante por alguns ‘capitães do mato’ fazendo os professores adoecerem ainda mais, a ponto de não mais terem interesse pelo trabalho que executam. Nas palavras de alguns desses diretores: quem não está alinhado ao governo, não serve. Ou: cargo de gestão não pode ser ocupado por profissionais rebeldes. Isso é motivar, ou oprimir?”, cita trecho da carta.
Também estacaram “humilhação” vivida por profissionais que tentam se qualificar: “Motivação, caro secretário, é permitir que professores estudem, se qualifiquem sem serem humilhados ao solicitar Licença para Qualificação Profissional, pois quem ganha em qualidade é a SEDUC – MT com o retorno desses profissionais aos espaços escolares, em presença e conhecimento.”
A carta retrata a desmotivação dos profissionais da Educação, especialmente por fechar ou municipalizar 24 escolas estaduais a partir de 2023, caso seja reeleito. “Vossa Pessoa vem à público para se gabar da implementação de tecnologias nas escolas e por que não usa delas e das redes para essas conversas? Quem arcará com os custos de deslocamentos, contratação dos espaços, infraestrutura e hospedagem dessas pessoas que lhe acompanham? É digno obrigar os servidores a se deslocarem por dezenas de quilômetros, saindo na madrugada para tal evento, por estradas esburacadas e inseguras, “comendo poeira” só para um ato político de menos de duas horas?”, cita trecho da carta.
Outro lado – Em nota conjunta Seduc-MT e prefeitos repudiam fake News sobre fechamento de escolas. Veja abaixo a íntegra de nota
“Não haverá fechamento de escolas em Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) torna pública a verdade sobre os fatos e repudia fake news em relação ao redimensionamento de 19 unidades da Rede Estadual de Ensino em 16 municípios”, cita trecho da nota.
A Seduc-MT, mais uma vez, reafirma que redimensionar não é o mesmo que fechar. Até porque, seria irracional qualquer gestor público propor o fechamento de escolas.
O que se pretende é a reorganização da rede em uma ação que está, inclusive, prevista pela LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Entre algumas das 19 escolas que serão redimensionadas, há unidades que ofertam o Ensino Fundamental e que terão apenas os anos iniciais sob gestão dos municípios. Na prática, os prédios que estiverem nesta situação serão cedidos para a administração das prefeituras, assim como toda a estrutura e profissionais necessários para auxiliar a nova gestão.
“Portanto, não haverá demissões de professores ou técnicos como fake News.”
Todo o processo do redimensionamento foi construído com muito diálogo e de forma transparente para fazer esta transição para o município, que precisa atender o Ensino Fundamental.
A Constituição Federal, no seu artigo 211, e no Plano Nacional da Educação (PNE), diz que os municípios devem gerir, preferencialmente, a Educação Infantil, os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E o Estado, os anos finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.
A partir do ano letivo de 2023, a rede estadual fará o atendimento dos alunos matriculados do 6º ao 9º ano, dos anos finais, e do ensino médio na zona urbana e rural.
Do 1º ao 5º ano do ensino fundamental a gestão ficará sob responsabilidade dos municípios, de forma compartilhada com o Estado.
A Seduc-MT está cumprindo o que determina a Constituição, com todo o amparo legal e o respeito aos principais atores da Educação, que são professores e estudantes.
“Fake news se combate com educação”, afirma o secretário de Estado de Educação Alan Porto. Por isso, a Seduc-MT e os prefeitos fazem questão de restituir a verdade contra falsas notícias e em defesa da Educação com qualidade, equidade, inclusão e muita responsabilidade.
A nota é assinada pelo secretário de Estado de Educação, Alan Porto; Edemilson Marino Prefeito de Nova Monte Verde; Chico Gamba – Prefeito de Alta Floresta; Martins Dias de Oliveira- Prefeito de Porto Esperidião; Jamis Silva – Prefeito de São José dos Quatro Marcos; Silmar Souza Gonçalves – Prefeito de Nossa Senhora do Livramento; Olirio Oliveira -Prefeito de Cotriguaçu; Rafael Machado -Campo Novo do Parecis; Paulo Veronese – Prefeito de Juína; Dr. Adilson Macedo – Prefeito de Barra do Garças; Bruno Mena – Prefeito de Matupá; Pascoal Alberton -Prefeito de Terra Nova do Norte; Antonia Eliene Liberato Dias- Prefeito de Cáceres; Hector Alvares -Prefeito de Mirassol d’Oeste; Alcino Barcelos – Pontes e Lacerda; Waldeci Barra Rosa – Prefeito de Guiratinga; Eduardo Vilela – Prefeito de Figueirópolis d’Oeste
Já a segunda nota, em nome do programa “EDU MOTIVAÇÃO” cita que a motivação no processo ensino-aprendizagem é tema de palestra para professores.
“Objetivo é reforçar o engajamento e atuação da rede nas 30 políticas educacionais que visam colocar a Educação Pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032. Motivação é um dos fatores essenciais para melhorar a aprendizagem. A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) reconhece essa ferramenta como manifestação de propósito e paixão que cada profissional da Educação carrega dentro de si e, por isso, apoia o ciclo de palestras ‘Edu Motivação – Educação 10 anos – Um caminho construído por todos’, promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).”
Segundo a nota, o evento faz parte do programa de formação da FGV e, nesta edição, é direcionado tanto a profissionais da Rede Estadual quanto municipal em Mato Grosso. As próximas palestras serão para o público de Cuiabá e Várzea Grande, nos dias 05 e 06 de setembro, respectivamente, no Centro de Eventos do Senai, em Cuiabá. A programação terá prosseguimento em Rondonópolis, no dia 08 e, em Sinop, no dia 09.
“O Edu Motivação já foi realizado nas demais 11 Diretorias Regionais de Educação (DREs), com a participação de mais de 12 mil pessoas de 114 municípios. Na primeira etapa, a palestrante foi a educadora e psicóloga Elaine Martins. Os próximos eventos vão reunir dois palestrantes de renome. Um deles é Robson Caetano, colecionador de títulos mundiais no atletismo. O atleta tem um histórico de superação e conquistas e se tornou um motivador nato, sobretudo para profissionais da Educação e do Desporto. A outra palestrante será a jovem Rivkah, DJ, escritora e empreendedora desde os 09 anos de idade.”
Para a Seduc-MT esse ciclo de palestras é estratégico, pois, é possível verificar que a motivação docente está associada a fatores como reconhecimento, remuneração e prazer pelo que se faz profissionalmente. “A Educação Pública Estadual vive um momento único na sua história. Inovamos o ensino-aprendizagem com implantação do Sistema Estruturado de Ensino, Plataforma Digital para atividades escolares, o Mais Inglês, Educação Financeira, Socioemocional, TVs e Chromebooks que começamos a entregar às escolas, kit de material escolar para os anos iniciais, fundamental e médio; kit uniforme, além de aulas de robótica e Google Classroom, só para citar alguns dos avanços”, destaca o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.
Ele observa que, à medida em que os profissionais da Educação desenvolvem a sua própria motivação, maior será a sua capacidade de estimular essa prática na rotina de cada estudante. “Além da paixão pelo ensinar e do compromisso assumido com a Educação, mostramos nesse ciclo de palestras que é importante estar motivado para contribuir com o sucesso das trinta políticas educacionais que objetivam colocar a Educação Pública de Mato Grosso entre as cinco melhores do país até 2032”, completou Alan Porto.
Outro ganho potencial com esse investimento motivacional no professor será refletido diretamente nos estudantes, com a redução da evasão escolar. Professor motivado é capaz de influenciar positivamente seus alunos, pois a maneira como ensina faz toda a diferença para gerar interesse e engajar, fazendo com que eles se sintam inspirados a buscar conhecimento e seguir seus sonhos. “Promovemos uma educação humanizada e um ciclo de palestras como esse, facilita a construção do processo de formação, influenciando o aluno no desenvolvimento da motivação da aprendizagem”.
Para ele, a motivação é uma condição intrínseca do professor que o motiva a fazer o que mais gosta, que é educar. “A Seduc-MT proporciona um cenário positivo para que isso ocorra com salários pagos dentro do mês trabalhado, ambiente funcional agradável, recursos pedagógicos modernos e com uso de tecnologias, notebooks e internet paga a todos os professores, aulas adicionais pagas com maior valor, piso salarial de R$4.747,14 para 30 horas/aula, 45 dias de férias pagas no ano, apoio socioemocional por meio do Programa ERA, além de outros benefícios”, finaliza Alan Porto.
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