InformaMT
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá confirmou a primeira morte por Influenza A H3N2 em Cuiabá. A vítima era uma mulher de 68 anos e estava internada em um hospital privado da capital.
A Vigilância Epidemiológica foi notificada no dia 20 de dezembro de que a paciente tinha Síndrome Respiratória Aguda Grave.
A morte aconteceu na última quinta-feira (30), mas a confirmação de que se tratava do vírus H3N2 aconteceu nessa terça-feira (4), após o recebimento do laudo do exame e confirmação do Laboratório Central do Estado.
A gerente da Vigilância Epidemiológica, Flavia Guimarães ressalta que a Síndrome Gripal é transmitida pelas vias respiratórias, da mesma forma que a Covid-19.
Ela reforça os cuidados de prevenção necessários, como lavagem das mãos, distanciamento social, uso de álcool 70%, uso de máscara, manter-se afastado de pessoas que apresentem sintomas, evitar aglomerações, para que não haja o contágio.
Também é essencial ressaltar a necessidade da vacinação, tanto para a Covid-19, quanto para a Influenza.
No caso destas doenças que são imunopreveníveis, como as Influenzas e a Covid, quando a pessoa toma a vacina, diminui a possibilidade de ter uma evolução na doença com gravidade e de ter óbito.
InformaMT/G1