Os astronautas Barry Butch Wilmore e Sunita Williams, presos na Estação Espacial Internacional há mais de seis meses, celebraram o Natal no espaço, com direito a árvore decorada e mensagem natalina, divulgada pela Nasa.
Eles viajaram à bordo da Starliner, da Boeing, em 5 de junho, para uma missão de uma semana –que se estendeu por oito meses após a Nasa avaliar que o retorno na mesma nave poderia ser arriscado. O retorno da dupla, agora, está prevista para o fim de março ou início de abril.
Em mensagem divulgada pela agência espacial americana, Wilmore e Williams agradeceram pelo empenho empregado para os trazer de volta e desejaram um feliz Natal para todos na Terra.
“É uma ótima época do ano aqui e podemos passá-la com toda a nossa família na Estação Espacial Internacional”, disse Williams no registro divulgado pela Nasa.
No vídeo, os astronautas aparecem de chapéu de papai Noel, ao lado de decorações improvisadas, como um boneco de neve feito com equipamentos disponíveis na espaçonave.
Em setembro, a cápsula da Starliner retornou à Terra, porém vazia. Problemas nos propulsores da primeira espaçonave da Boeing enviada à Estação Espacial Internacional geraram dúvidas quanto à segurança do retorno. O temor era de que a falta de propulsão impedisse a saída de órbita da cápsula.
Em dezembro, a Nasa anunciou um novo adiamento do retorno de Wilmore e Williams. O retorno, que estava previsto para fevereiro, fora adiado em um mês, tempo necessário para preparo do lançamento dos substitutos. A dupla de astronautas só poderá voltar quando uma tripulação substituta for enviada à Estação.
Para retornar, a Nasa optou por uma cápsula da SpaceX, do magnata Elon Musk. Enquanto isso, a agência faz testes na Starliner para entender a causa dos problemas em sua propulsão.
O primeiro voo tripulado da Starliner, que decolou com anos de atraso, seria o teste final antes de iniciar as operações regulares. Com isso, a Boeing e a SpaceX passariam a se dividir entre as viagens espaciais a serviço da agência.
noticia por : UOL