24 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Prefeitura suspende início da aplicação de doses de reforço em idosos previsto para esta quarta-feira por falta de doses em Cuiabá

InformaMT

 

A Prefeitura de Cuiabá suspendeu o início da aplicação das doses de reforço em idosos e pessoas com baixa imunidade (imunossuprimidos) previsto para essa quarta-feira (15), conforme o cronograma do Ministério da Saúde. Segundo a prefeitura, é preciso aguardar a chegada de mais imunizantes para aplicar o reforço.

No dia 25 de agosto, o Ministério da Saúde anunciou que o início da aplicação da dose de reforço em idosos começaria nessa quarta-feira. No entanto, a prefeitura anunciou que ainda não recebeu doses destinadas para esse público e que, por isso, não pode dar início a aplicação.

Conforme orientação do Ministério da Saúde, o público-alvo para receber o reforço são idosos com mais de 70 anos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e pessoas com baixa imunidade, que tomaram a segunda dose há, pelo menos, 28 dias.

A vacina Pfizer deve ser priorizada para o reforço, no entanto, caso necessário, também poderão ser utilizadas as vacinas da AstraZeneca e Janssen.

Vacinação de adolescentes

 

As doses para adolescentes entre 12 e 17 anos também não foram entregues, segundo a prefeitura. A previsão é receber uma nova remessa nesta semana, mas, de acordo com a Comissão Intergestora Bipartite, essas doses devem ser destinadas para primeira aplicação do público acima de 18 anos.

Até agora, 83,7% de toda a população acima de 18 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 46,7% já está completamente imunizada, por ter tomado a segunda dose ou a vacina de dose única.

Em Cuiabá, foram aplicadas mais de 598 mil doses, sendo 384.415 como primeira dose e 214.472 como segunda dose ou dose única. De acordo com a prefeitura, 79,5% de todas as vacinas recebidas para a capital, já foram aplicadas.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias