Trabalho integrado da Polícia Militar e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) resultou na apreensão de 102 quilos de pescado e 33 quilos de carne de jacaré irregulares, na manhã desta terça-feira (20.08), no município de Barão de Melgaço. Na ação, dois homens, ambos de 21 anos, foram presos em flagrante por pesca predatória.
Conforme o boletim de ocorrência, durante apoio a agentes da Sema, a equipe policial recebeu denúncia anônima sobre um ponto de armazenamento de pescado irregular.
A equipe foi até o endereço informado e se deparou com um barraco sem portas na beira do rio, onde localizou seis redes e os demais materiais utilizados para pesca predatória. No interior do local estavam os dois, que não resistiram à abordagem.
Questionados sobre o material encontrado, eles relataram ser proprietários das redes e disseram que havia quantidade de pescado dentro de um freezer. Foram encontrados 144 unidades de peixes, sendo 76 unidades de Piranha, 31 Pacupevas, 24 unidades de Piraputanga, quatro unidades de Curimbatá, três unidades de Piavuçu e três da espécie Dourado, um Pintado e um Pacú. Também foram encontrados 33 quilos de carne de jacaré.
Diante do flagrante, os dois homens receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia mais próxima para registro da ocorrência.
Os autos de infração e materiais apreendidos ficaram sob responsabilidade da Sema-MT.
Disque-denúncia
A pesca ilegal e outros crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo 0800 065 3838, pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema. Na Polícia Militar, a sociedade pode contribuir de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.
fONTE: SECOM MT