A volta da ajuda humanitária à Faixa de Gaza tem sido marcada pela insuficiência nos suprimentos que Israel permite entrar no território, por caos na distribuição de comida para uma população inteiramente sob risco alimentar e por controvérsias que cercam a entidade agora responsável pela ação —sem mencionar os ataques que Tel Aviv continua a fazer.
O premiê israelense, Binyamin Netanyahu, disse ter autorizado a volta dos caminhões de auxílio para amenizar a pressão diplomática crescente, inclusive de aliados históricos. Membros da coalizão do político defendem o bloqueio completo de ajuda em Gaza.
A escassez que marca tanto o território quanto o estágio atual do conflito no Oriente Médio lembra o que foi —e ainda é— visto em outros conflitos pelo mundo, em um contexto em que programas de ajuda humanitária têm sido enxugados e extintos.
O Café da Manhã desta quarta-feira (28) discute como a fome tem sido usada como arma em guerras no mundo. A professora de relações internacionais da ESPM Natalia Fingermann explica fatores que contribuem para que pessoas não tenham acesso a comida e analisa o papel de agências e ações internacionais no combate à insegurança alimentar.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Gustavo Luiz e Lucas Monteiro. A edição de som é de Thomé Granemann.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
noticia por : UOL