Avanço da pandemia da covid-19 em Mato Grosso tem registrado aumento na ocupação de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) nesta terça-feira (05) apontam que nove hospitais estão com as UTIs classificadas com legenda em vermelho, indicativo de que o índice de uso dos eleitos é igual ou superior a 60%.
Ainda segundo a atualização, Mato Grosso notificou 16 mortes e 796 novos contágios pela doença nas últimas 24 horas. Assim, o estado passa a contabilizar 4.596 óbitos e 183.673
Atualmente, 51,12% das UTIs estão ocupadas, enquanto 25% das enfermarias também estão em uso. Em meses anteriores, ambos os leitos estavam com ocupação baixa. Contudo, nas últimas semanas os índices voltaram a subir.
Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande são as cidades com maior número de casos. Contudo, municípios do interior ainda lideram com as mais altas taxas de mortalidade pela doença.
Em todo país, o Ministério da Saúde já notificou 7,7 milhões de contágios, dos quais em cerca de 196,5 mil ocorrências as vítimas morreram.
FONTE: GAZETA