24 C
Cuiabá
quarta-feira, julho 6, 2022

Município de MT pode perder 800 doses de vacina por baixa procura

InformaMT

O município de Araputanga, a 371 km de Cuiabá, corre risco de perder 800 doses de vacinas contra Covid-19. A prefeitura afirma que 676 pessoas ainda não completaram a vacinação com dose da AstraZeneca e há risco da perda dos imunizantes por conta do prazo de validade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal precisam procurar um posto de vacinação até o dia 22 de março para evitar o vencimento dos imunizantes.

A orientação da vigilância diz que, independente do tempo, é necessário completar o esquema vacinal. Quem perdeu o prazo de oito semanas para a segunda dose pode procurar a unidade de saúde do município e completar o esquema vacinal.

Segundo o município, a maior parte do público que não completou o esquema vacinal com a AstraZeneca tomou a primeira dose do imunizante em julho de 2021. “Esse pessoal deveria ter tomado a segunda dose entre setembro e outubro”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica Rafaela Feliciano.

De acordo com a Vigilância, são 425 adolescentes ainda não completaram o esquema vacinal com segunda dose do imunizante da Pfizer. Rafaela afirma que o município prepara uma ação de busca ativa nas escolas e assim conseguir completar o esquema vacinal dos adolescentes.

Outras 98 pessoas estão sendo convocadas para tomar a dose de reforço do imunizante da Janssen.

“O município já recebeu do estado todas as doses. Todos os meses fazemos ações para chamar a população. Essas vacinas têm prazo e pessoas correm risco de ficar sem os imunizantes, já que temos o prazo de validade”, disse.

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias