28 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

MT está abaixo da média entre as escolas que possuem acesso à internet no Centro-Oeste, diz Inep

InformaMT

Mato Grosso está com percentual abaixo da média entre as escolas estaduais e municipais que possuem acesso à internet no Centro-Oeste. De acordo com o Censo Escolar da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 63,3% das escolas no estado possuem acesso à internet, enquanto a média da região é de 85,6%.

O g1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT), a qual informou que não irá se manifestar sobre o estudo. Já a Secretaria de Educação de Cuiabá não respondeu até a publicação desta reportagem.

De acordo com o Censo Escolar, no Brasil, o acesso à internet e à banda larga estão presentes mais no ensino médio do que no fundamental.

As regiões que têm mais escolas com internet são o Sudeste, em que 88,7% das unidades públicas de ensino possuem o recurso, seguida do Nordeste, com 87,6%, e o Centro-Oeste na terceira colocação.

O levantamento anual ainda traz dados sobre o número de alunos matriculados divididos por fases da educação.

De acordo com o Censo Escolar do ano passado se comparado com 2020, o número de matrículas de alunos em creches e pré-escolas diminuiu. Houve uma queda de quase 1.500 alunos matriculados.

Já em pré-escolas o número foi ainda menor. De 92 mil alunos matriculados em 2020, no ano passado, esse número caiu para 86.090, quase 6 mil alunos a menos.

Em contrapartida, a matrícula de alunos no ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) aumentou.

No ensino fundamental, foram 10 mil alunos a mais matriculados neste ano se comparado ao ano passado.

No ensino médio houve um aumento de 14,2%. No ano passado foram 133.396 alunos matriculados e, em 2020, 116.728.

Já o levantamento de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) é contabilizado as fases de ensino fundamental e médio. No ano passado o número de matrículas foi maior, com pouco mais de 7 mil alunos matriculados.

 

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias