16 C
Cuiabá
quarta-feira, julho 6, 2022

Moradores registram infestação de gafanhotos em distrito de Cuiabá

InformaMT

Moradores do Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá, registraram uma infestação de gafanhotos na região. Segundo eles, os insetos começaram a aparecer há cerca de duas semanas e tomaram conta de algumas plantações.

Um dos moradores do distrito afirmou que nunca viu algo parecido nos últimos 40 anos, desde que a família tem chácara na região.

Em um vídeo gravado por ele, é possível ver uma grande quantidade de gafanhotos voando em meio às árvores.

Ele sugere que a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) autorize a catação venda de gafanhoto para a pesca, pois seria uma forma de controle.

A secretaria, no entanto, ainda não se manifestou sobre o assunto. Já o Instituto de Defesa Agropecuária disse que não monitora esse tipo de praga.

O biólogo Maicon Dionis Tombini explicou que o ideal é diversificar as culturas plantadas nas propriedades para evitar a proliferação desses insetos. Segundo ele, quando o produtor tem apenas um tipo de plantação, fica propício para a chegada desses gafanhotos.

“Temos alguns fatores que podem influenciar, como o clima. Algumas mudanças climáticas são muito propícias para isso. Outros fatores envolvem a monocultura e a falta do predatismo. O ideal é ter árvores frutíferas ao redor da plantação, pois atraem pássaros, morcegos, alguns anfíbios, espécies predadoras desses insetos”, explicou.

 

 

InformaMT/G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias