28 C
Cuiabá
sábado, novembro 23, 2024

Ministério Público investiga redefinição de grupos prioritários para vacinação contra Covid-19

InformaMT

O Ministério Público Federal (MPF) encaminhou ao Ministério Público de Mato Grosso (MPE), duas denúncias contra o governador Mauro Mendes (DEM) e ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para apurar suposta redefinição de grupos prioritários, diversamente da ordem prevista no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19.

O declínio de competência foi determinado pelos procuradores da República, Lindôra Maria Araújo e Paulo Gustavo Gonet Branco.

Na decisão, o MPF aponta que alguns fatos já estão sendo investigados pelo Ministério Público Estadual, e que o Plano Nacional de Imunização é atribuição dos estados e dos municípios, para a organização e programação detalhada da vacinação.

“O caso dos autos gira em torno de questões afetadas ao funcionamento e à operacionalização de serviços, não envolvendo qualquer violação a ações e serviços de saúde pelos Poderes Públicos da União por cujo efetivo respeito incumbe ao Ministério Público Federal”, diz trecho das duas portarias.

As denúncias apontam a inclusão de jornalistas e assistentes sociais no grupo prioritário de vacinação, como também garis e pessoas em situação de rua, na capital mato-grossense.

Já em relação ao Estado, foi o fato da inclusão das forças de segurança pública do Estado.

Caberá ao Ministério Público de Mato Grosso decidir se abrirá ou não inquérito para investigar os dois gestores.

InformaMT/Gazetadigital

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias