31 C
Cuiabá
quinta-feira, janeiro 23, 2025

Milei diz que pode manter aliança com Mercosul se países puderem 'abrir seu comércio unilateralmente'


Na véspera, presidente argentino havia dito que estava disposto a retirar a Argentina do bloco, caso isso fosse necessário para concluir um acordo de livre-comércio com os EUA. Presidente da Argentina, Javier Milei.
Ciro De Luca/ Reuters
O presidente da Argentina, Javier Milei, afirmou nesta quinta-feira (23) que acredita ser possível avançar em um acordo de livre-comércio com os Estados Unidos sem perder a aliança com o Mercosul, bloco comercial que reúne cinco países sul-americanos.
Em entrevista à Bloomberg na véspera, Milei havia dito que estava disposto a retirar a Argentina do Mercosul, caso isso fosse necessário para concluir um acordo de livre-comércio com os EUA.
Questionado por jornalistas sobre o assunto após seu discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, ele disse que fará “o que é melhor” para a população argentina.
“Nós vamos tentar avançar e fazer o que é melhor para os argentinos. Mas creio que há formas de avançar [nesse acordo] sem perder a aliança com o Mercosul […], abrindo a possibilidade de que cada um [dos países membros] possa abrir seu comércio unilateralmente”, afirmou o presidente da Argentina.
Acordo com os Estados Unidos
A intenção em fazer um acordo de livre-comércio com os Washington em 2025 já havia sido anunciada por Milei em dezembro do ano passado, pouco tempo depois da eleição do republicano Donald Trump para a presidência dos Estados Unidos.
“Estamos trabalhando muito intensamente na possibilidade de negociar um tratado de livre comércio” com os EUA, afirmou Milei, dois dias após ter participado da cerimônia de posse de Trump, seu aliado político.
Milei, no entanto, não havia esclarecido se pretendia negociar esse acordo de forma independente ou em conjunto com os parceiros do Mercosul, que teoricamente proíbe negociações bilaterais sem o consentimento dos outros membros do bloco.
O presidente argentino garantiu que está trabalhando com os países do bloco “para que isso não seja um impedimento para avançar em direção ao livre comércio”.
O Mercosul foi criado em 1991 e inclui Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e, desde 2023, Bolívia. A Venezuela foi suspensa em 2016.
Trump recebe Milei em baile de gala em Mar-a-Lago
source
Fonte: G1

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias