InformaMT
No estado de Mato Grosso há registro de 2.682 pessoas em situação de rua. Esses dados são disponibilizados pelo CadÚnico referente ao mês de junho de 2022.
Nesta sexta-feira é comemorada o dia Dia Nacional de Luta da População em Situação. A data faz memória ao acontecimento conhecido como ‘Massacre da Sé’, ocorrido em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo.
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Sestac) ressalta a importância do cadastramento, pois as informações coletadas por meio dos formulários são essenciais para identificar corretamente essas pessoas e apresentá-las aos governos Federal, estadual e municipal, para a implementação de políticas e programas específicos voltados à promoção da autonomia desses cidadãos.
Esse trabalho deve ser realizado de forma articulada com as equipes de Assistência Social, que fazem a identificação dessa população nos locais públicos, estabelecem uma relação de confiança, explicam a importância do cadastro e encaminham essas pessoas para os postos de cadastramento.
Àqueles que não possuem documentos de identificação ou não queiram comparecer às unidades de assistência social, o trabalho das equipes técnicas dos serviços socioassistenciais é primordial para a providência de documentação e articulação com as equipes do CadÚnico, para realizar o cadastro no lugar onde essas pessoas estão.
InformaMT/G1