Inspeção no novo Air Force One atrasa decolagem de Trump; escorregador de emergência é acionado antes de decolagem

    0


    Escorregador de emergência do Air Force One abre antes de decolagem de voo com Trump
    g
    Uma inspeção no novo Air Force One, aeronave oficial do presidente dos EUA que foi um presente do emir do Catar, atrasou a decolagem de Donald Trump nesta quarta-feira (9).
    ✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
    Em uma cena incomum, o escorregador usado em emergências a bordo chegou a ser inflado e acionado, e posteriormente trocado com Trump já a bordo.
    Segundo a agência Reuters, um assistente acionou o equipamento “por engano”, o que motivou a troca do escorregador.
    Trump decolou por volta das 15h50 (no horário de Brasília) da Base Conjunta Andrews, em Washington, rumo a Dallas, no Texas, onde ele participa de um evento de campanha do Partido Republicano. A aeronave usada foi presente do emir do Catar a Trump (leia mais abaixo).
    Em conversa com repórteres antes do embarque Trump foi questionado se ele tinha certeza de que o avião era seguro.
    “Tenho, ou eu não entraria nele”, respondeu o presidente americano.
    Escorregador inflável do Air Force One parece ser trocado antes de decolagem com o presidente Donald Trump a Bordo, em Washington, em 9 de setembro de 2026
    Reprodução/Reuters
    ➡️ “Air Force One” é a identificação de todos os voos em que o presidente dos EUA está abordo. A expressão acabou se tornando sinônimo das aeronaves usadas especialmente para o transporte do presidente. Atualmente, existem três aviões principais na frota principal: dois derivados do Boeing 747-200B, em operação desde o início dos anos 1990, e um derivado do Boeing 747-8.
    Este último foi um presente do emir do Catar a Donald Trump. Segundo a Casa Branca, ele seria uma alternativa aos novos Air Force Ones encomendados à Boeing por Trump em seu primeiro mandato, mas cuja entrega tem sofrido diversos atrasos.
    Em julho, Trump foi escondido em um caminhão de transporte de alimentos e trocou secretamente de avião por agentes do Serviço Secreto antes de embarcar em um voo de Ancara na Turquia. A história veio à tona no fim do mesmo mês e foi confirmada pelo próprio Trump em agosto.
    A operação teria sido motivada por um alerta de possível disparo de míssil contra o Air Force One pelo Irã e levantou dúvidas sobre as capacidades de defesa da aeronave recebida de presente.
    No fim de julho o novo Air Force One foi encostado para reparos, algo incomum para uma aeronave colocada em operação há tão pouco tempo. Especula-se que ele tenha recebido sistemas de defesa mais modernos, que não estavam disponívels nos primeiros voos a serviço de Trump.
    source
    Fonte: G1