InformaMT
Doze idosos que vivem no Abrigo Bom Jesus de Cuiabá continuam internados por causa da Covid-19. Na semana passada, 39 idosos testaram positivo para a doença e cinco foram hospitalizados.
Segundo o abrigo, os 12 idosos estão bem. Eles respiram espontaneamente, ou seja, sem a ajuda de aparelhos, e estão sendo monitorados porque tem outras doenças, como pressão alta e diabetes.
São 84 idosos que vivem no abrigo. Os 29 idosos positivos que não necessitaram de internação estão isolados no abrigo. Outros 36 deram exame negativo e 6 estão com as famílias.
Desde o dia 26 de agosto, quando foi detectado o primeiro caso de Covid-19 positivo em um idoso que vive na fundação, a Secretaria Municipal de Saúde está monitorando todos os moradores e funcionários do local diariamente.
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) vem realizando a desinfecção de todas as instalações do abrigo diariamente desde o dia 27 de agosto.
Primeiro caso
O primeiro caso de Covid-19 detectado foi de um idoso que estava internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), tratando de outros problemas de saúde, mas, ao apresentar sintomas gripais, acabou se confirmando também a Covid-19.
A partir daí, a equipe da Clínica da Família, no bairro CPA 1 enviou equipe no local para realizar exames em todos os idosos. Inicialmente, 10 testaram positivo.