InformaMT
O Hospital São Mateus é mais um da iniciativa privada a fechar as portas do seu pronto atendimento por conta da superlotação provocada pela pandemia da Covid-19. A empresa informou na última quinta-feira (18) que teve de suspender os serviços para garantir que os pacientes já em triagem possam ser atendidos, seguindo os protocolos e normas de biossegurança.
“Infelizmente o atual cenário pandêmico e o avanço da doença trazem como consequência inevitável a completa escassez de disponibilidade de leitos e o grave colapso do sistema de nacional a nível nacional.”, diz trecho da nota encaminhada pela direção do hospital.
O Hospital São Mateus acrescenta que o objetivo primordial é garantir a segurança dos pacientes e a eficiência no atendimento destes, bem como dar condições adequadas à equipe médica, enfermeiros, técnicos e todos que compõem o quadro de colaboradores do Hospital de prestarem seus serviços de proteção à vida com dignidade.
“Confiamos e acreditamos que a situação logo se normalizará e que o Hospital São Mateus brevemente manterá suas portas abertas para o atendimento a saúde de todos que de nós precisarem”, finaliza a nota.
Colapso
De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso (Sindessmat) a situação dos leitos de UTI em hospitais particulares começou crítica nesta semana, com taxa de ocupação em 96,4%.
O Olhar Direto também procurou informações sobre o quadro do Hospital Santa Rosa. A unidade assegurou que está investindo esforços para remanejar leitos e reestruturar o setor de internação para poder ampliar sua capacidade de atendimento visando atender a demanda de pacientes infectados pela Covid-19.
O Hospital Femina informou que possui UTIs pediátrica e adulto para Covid-19 e afirmou que não possui mais nenhuma vaga para internação. A situação não é muito diferente dos demais hospitais particulares da capital.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (18), 282.595 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados no total 6.641 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 488 internações em UTIs públicas e 544 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,10% para UTIs adulto e em 66% para enfermarias adulto.