Aracaju
A família Garcia, proprietária do Grupo Kalunga, um dos maiores grupos de varejo do Brasil, está tentando colocar no ar um canal esportivo de TV aberta. É o XSports, que teria programas, debates e transmissões de eventos ao vivo. O site da nova emissora já está no ar desde fevereiro.
O objetivo é que o projeto seja lançado ainda neste primeiro semestre. No entanto, a coluna apurou que a situação está difícil. A empresa não conseguiu adquirir, até agora, nenhum direito de transmissão para exibir.
Além dos altos valores, são poucas as opções disponíveis no mercado que são atrativas. A Kalunga segue em busca de algumas alternativas. Uma delas seriam jogos de times de divisão menor do Campeonato Brasileiro.
Há conversas também para a produção de programas, todos eles feitos em parceria com produtoras ou jornalistas. Atrações já disponíveis no YouTube seriam exibidas na TV, como podcasts, por exemplo.
Caso consiga colocar o projeto do canal no ar, ele seria exibido em antenas parabólicas digitais, na TV por assinatura e em sinal aberto, através do canal 32 da Grande São Paulo. Este canal abrigou a frequência da extinta MTV Brasil entre 1990 e 2013.
O Grupo Kalunga comprou a frequência em 2014. No momento, a empresa vende 22 horas da programação do canal 32 para a Igreja Mundial do Poder de Deus, liderada pelo pastor Valdemiro Santiago.
A inspiração da Kalunga é o antigo Esporte Interativo (2007-2020). Lançado inicialmente apenas em antenas parabólicas, o canal virou um sucesso em plataformas digitais como o primeiro canal 100% esportivo da TV aberta brasileira.
A marca foi comprada em 2015 pela Warner Bros Discovery e virou TNT Sports em 2020, e ainda mantém relativo sucesso junto ao público.
Não é a primeira empreitada do Grupo Kalunga em TV. Em 2020, o canal lançou a Loading, dedicado ao público geek. Mesmo com bons números e boa aceitação comercial, o projeto saiu do ar de forma repentina, menos de seis meses após seu lançamento.
noticia por : UOL