29 C
Cuiabá
terça-feira, fevereiro 11, 2025

Governo Lula não precisa responder a taxação do aço, avalia especialista

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S.Paulo, o governo Lula estuda taxar plataformas digitais norte-americanas como medida de retaliação. Caso isso aconteça, serviços digitais de Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify —uma empresa sueca— seriam afetados. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que era preciso aguardar o anúncio oficial dos EUA.

Ao Canal UOL, o especialista explicou o impacto na geração de empregos que as medidas adotadas por Trump podem causar.

Não, nesse momento não há essa possibilidade. No longo prazo, caso a indústria americana substitua as atuais importações, o que é praticamente impossível, eles não têm essa condição de fazê-lo, por várias razões, desde a energia, aos próprios investimentos, a matéria-prima, Então, voltando aos empregos, nesse momento não há risco nenhum, não vejo risco de perda de emprego. Arno Gleisner, diretor da Cisbra

Arno também falou sobre as intenções do governo americano e um eventual aumento de preços com a substituição do produto.

Talvez, [o que Trump faz] não seja apenas para negociar e sim, para fortalecer realmente a indústria americana e pode ser que seja mantido indefinidamente, justamente visando que a indústria americana tenha condições de substituir uma parte, pelo menos, das importações. Isso, em princípio, não há como acontecer em 100% das importações, mas num percentual pequeno, sim. E, principalmente, eles vão ficar, nesse momento, mais lucrativos dentro do seu próprio mercado. Arno Gleisner, diretor da Cisbra

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h, com apresentação de Fabíola Cidral, e às 17h, com Diego Sarza. Aos sábados, o programa é exibido às 11h e 17h, e aos domingos, às 17h.

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias