terça-feira, 27, maio , 2025 01:34

Governo brasileiro sofre pressão para trazer mais palestinos que vivem em Gaza ao país

O governo brasileiro está sob pressão para ajudar a trazer mais palestinos que vivem em Gaza ao Brasil.

DESESPERO

Desesperados com a possibilidade de que seus amigos e parentes morram sob os bombardeios de Israel, que também impõe um bloqueio de ajuda humanitária ao território, palestinos que foram repatriados têm feito pedidos para que o governo ajude mais pessoas a saírem de lá. A ideia é que sejam acolhidas no Brasil.

DESESPERO 2

A situação, no entanto, é complexa: além de Israel controlar a fronteira, escolhendo quem entra e quem sai de Gaza, os vizinhos Jordânia e o Egito também têm que dar autorização para que os palestinos transitem por seus países, de onde então conseguem embarcar para o Brasil.

DESESPERO 3

De acordo com integrante do governo, as duas nações endureceram as regras depois que o norte-americano Donald Trump sugeriu que elas acolhessem os dois milhões de habitantes de Gaza, que seriam expulsos para que os EUA transformem o local em uma “riviera”.

LIMPEZA ÉTNICA

Israel apoia a ideia de expulsão. Jordânia e Egito, no entanto, a rechaçam com veemência, bem como a ONU e grupos de direitos humanos, que veem risco de limpeza étnica.

ALTO RISCO

Deslocar os palestinos brasileiros, e seus familiares mais próximos, de Gaza para o Brasil já tem sido uma operação de alto risco, afirma o mesmo integrante do governo.

ALTO RISCO 2

Somar a eles pessoas que não se encaixam nas rígidas regras que permitem a saída seria ainda mais perigoso, pois o grupo poderia, já em Israel, ser impedido de seguir caminho, estacionando em uma zona de guerra extremamente perigosa.

ESTANTE

A jornalista Ariane Abdallah recebeu convidados no lançamento do seu livro “De Volta ao Jogo — A História de Sucesso, Dramas e Viradas do BTG Pactual” na Livraria da Travessa do shopping Iguatemi, em São Paulo, na quarta-feira (21). Os empresários Luiz Cezar Fernandes, fundador da Pactual, e Flávio Rocha, presidente do conselho de administração do grupo Guararapes, prestigiaram o evento. O publisher da Cia das Letras, Otávio Marques da Costa, esteve lá.

com KARINA MATIAS, LAURA INTRIERI, MANOELLA SMITH e VICTÓRIA CÓCOLO


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias