InformaMT
Em reunião na manhã desta quarta-feira (08.09), o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, anunciou aos secretários de Cuiabá e Várzea Grande, Suelen Danielen Alliend e Gonçalo de Barros, que o Centro de Triagem à Covid-19, na Arena Pantanal será fechado em 45 dias.
Segundo o secretário, mesmo não sendo obrigação do Estado avisar os dois municípios sobre o fechamento, já que “aquilo” seria atribuição deles [prefeitos], foi comunicado para que não seja uma surpresa e os municípios possam se preparar.
“Foi uma reunião amistosa, eles agradeceram. Não é obrigação nossa avisar o município que a gente vai ‘cancelar’ aquilo que já era atribuição deles. Mas como nós queremos fazer isso com alinhamento, planejado para que não seja uma surpresa, e para os municípios se prepararem”.
O gestor disse que a primeira mudança será nos dias de atendimento que hoje acontece de segunda a sexta-feira, e nos próximos 10 dias isso será reduzido para três dias, sendo segunda, quarta e sexta.
Gilberto ainda ressaltou que depois disso será realizada uma nova avaliação, e se o atendimento estiver seguindo na normalidade, de três dias, passará para dois, ou seja, terça e quinta, até que seja feita a paralisação dos atendimentos, e os municípios possam absorver a atividade total.
“A única coisa que mudará depois da desativação é a porta de entrada, ao em vez de procurar a Arena, a população vai procurar as unidades de saúde conforme estava escrito desde o início desta pandemia no plano de contingência do Estado”, finalizou Gilberto Figueiredo.
InformaMT/G1