Flávio Bolsonaro lidera com 43% e abre 17 pontos sobre Lula em Mato Grosso

0

DO REPÓRTERMT

O senador Flávio Bolsonaro (PL) lidera a disputa pela Presidência da República em Mato Grosso, segundo pesquisa Quaest divulgada nesta terça-feira (25). No principal cenário apresentado, o candidato aparece com 43% das intenções de voto, contra 26% do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A vantagem de Flávio sobre Lula chega a 17 pontos percentuais, bem acima da margem de erro do levantamento, que é de três pontos para mais ou para menos.

>>> Receba as principais notícias de Mato Grosso em primeira mão. Clique aqui!

Ronaldo Caiado (PSD) aparece em terceiro lugar, com 4%, seguido por Renan Santos (Missão), com 3%, e Romeu Zema (Novo), com 2%.

Augusto Cury (Avante) e Samara Martins (UP) registram 1% cada. Rui Costa Pimenta (PCO), Wilson Grassi (Democrata), Edmilson Costa (PCB), Clariana Barão (DC) e Hertz Dias (PSTU) não pontuaram. Brancos, nulos ou eleitores que não pretendem votar somam 6%, enquanto 14% estão indecisos.

No cenário que inclui Pablo Marçal (PRTB), Flávio mantém a liderança, com 41%, e Lula permanece com 26%. Caiado e Marçal aparecem empatados, com 4% cada.

Renan Santos soma 2%, enquanto Zema, Augusto Cury e Samara Martins têm 1% cada. Os demais não pontuaram. Nesse cenário, 5% escolheram branco, nulo ou disseram que não votarão, e 15% estão indecisos.

A pesquisa também indica que 78% dos entrevistados consideram definitiva a escolha para presidente. Outros 22% admitem que ainda podem mudar o voto até a eleição, marcada para 4 de outubro.

Avaliação de Lula

O governo Lula é desaprovado por 55% dos eleitores de Mato Grosso e aprovado por 36%. Outros 9% não souberam ou não responderam.

Na avaliação da administração federal, 48% classificam o governo como negativo, 26% como regular e 24% como positivo. Outros 2% não responderam.

A Quaest ouviu presencialmente 804 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 21 e 24 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob os números MT-04846/2026 e BR-00817/2026.

A contratante declarada é a Rádio e Televisão Matogrossense Ltda., responsável pela TV Centro América/Globo.

FONTE : ReporterMT