Em resposta à situação emergencial do Rio Grande do Sul, o Japão, por meio de sua embaixada no Brasil, forneceu ao estado 75 purificadores de água com capacidade de até 100 litros cada. Os materiais foram transportados pela Força Aérea Brasileira (FAB) na aeronave KC-390 Millenium, que decolou da Base Aérea de Brasília (BABR) na manhã desse sábado, 25/05, às 8h30, com destino à Base Aérea de Canoas.
Esteve presente na BABR o Embaixador do Japão Teiji Hayashi e integrantes da Embaixada do Japão no Brasil. “Vamos transportar hoje essa doação tão importante da parte do povo japonês ao povo gaúcho. Agradeço a todas as pessoas envolvidas, sobretudo à Força Aérea pela sua cooperação. Sinto muita solidariedade pelas pessoas do Rio Grande do Sul. Espero que essa doação contribua com a recuperação e reconstrução do estado. Arigatô!”
Ajuda japonesa
Diante dos desastres naturais, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) prevê assistência humanitária, material ou financeira ou a combinação delas dependendo das necessidades do país afetado. Dessa vez, o apoio ao governo brasileiro foi por meio de filtros purificadores que foram transportados do depósito de Assistência Emergencial da JICA de Miami.
Todos Unidos pelo Sul
Acesse a página especial e acompanhe toda a atuação da FAB no Rio Grande do Sul.
Confira vídeo da matéria aqui.
Fotos: Vanessa Sonaly / CECOMSAER
Fonte: FAB