32 C
Cuiabá
segunda-feira, janeiro 27, 2025

EUA e Colômbia anunciam aumento de tarifas em meio a disputa envolvendo imigrantes

O presidente americano também mencionou “inspeções reforçadas” nas alfândegas e fronteiras para todos os cidadãos e mercadorias procedentes da Colômbia, alegando motivos de segurança nacional, além de sanções bancárias e financeiras. A tarifa de 25% sobre os produtos colombianos subiria para 50% em uma semana, indicou o republicano na plataforma Truth Social.

Os Estados Unidos também suspenderam hoje a emissão de vistos em sua embaixada na Colômbia, informou o secretário de Estado americano, Marco Rubio. “As medidas continuarão até que a Colômbia cumpra suas obrigações de aceitar o retorno dos seus cidadãos.”

Petro respondeu ordenando ao Ministério do Comércio Exterior que também imponha uma tarifa de 25% sobre os produtos procedentes dos Estados Unidos, e pediu que seu governo “dirija” as exportações para outros países.

Uma fonte da Presidência colombiana informou à AFP que as medidas de Petro envolvendo tarifas sobre produtos americanos serão “na mesma proporção”. Primeiramente, o aumento será de 25%, depois subirá para 50%.

O presidente esquerdista mostrou seu incômodo com Trump ao impedir a entrada dos aviões devido a supostos maus-tratos aplicados aos imigrantes que Washington pretendia enviar para a Colômbia. “Um imigrante não é um criminoso, e deve ser tratado com a dignidade que um ser humano merece. Por isso, mandei de volta os aviões militares americanos que transportavam imigrantes colombianos”, justificou, na rede social X.

Segundo a Presidência colombiana, o governo disponibilizou “o avião presidencial para facilitar um retorno digno dos colombianos que chegariam na manhã de hoje procedentes de voos de deportação”.

noticia por : UOL

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias