Operação foi supervisionada pelo secretário de Estado, Marco Rubio, que está na ilha para uma visita. Em setembro de 2024, avião do regime Maduro também foi apreendido na República Dominicana. Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters
Os Estados Unidos apreenderam um segundo avião presidencial da Venezuela que está na República Dominicana, nesta quinta-feira (6). Uma testemunha da agência Reuters afirmou que a operação foi supervisionada pelo secretário de Estado, Marco Rubio.
O primeiro avião foi apreendido pelos Estados Unidos em setembro de 2024. A aeronave também estava parada na República Dominicana. À época, o governo norte-americano afirmou que reteve o jato por conta da violação de sanções impostas pelos EUA ao regime de Nicolás Maduro.
O avião apreendido nesta quinta-feira é um Dassault Falcon 200, usado por Maduro, assessores e ministros venezuelanos em viagens internacionais. A aeronave operou em visitas de autoridades à Grécia, Turquia, Rússia e Cuba.
A apreensão acontece em um contexto de dúvidas de como a administração de Donald Trump lidará com a Venezuela. Na semana passada, um enviado do governo norte-americano se reuniu com Maduro em Caracas.
Durante a reunião, os dois discutiram a questão da imigração ilegal e o retorno de venezuelanos que foram detidos sem documentação nos EUA. Além disso, o enviado recebeu seis americanos que estavam presos na Venezuela.
Até a última atualização desta reportagem, o governo dos Estados Unidos não havia detalhado a apreensão da aeronave.
source
Fonte: G1