InformaMT
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) e outros secretários consumindo bebida alcoólica em frente a uma distribuidora de bebidas, na noite desta sexta-feira (12).
As imagens estão repercutindo porque o ato descumpre o decreto estadual do último dia 2.
Uma pessoa que passava de carro pela rua notou a aglomeração na distribuidora, que fica no Bairro Jardim Imperial e gravou o vídeo.
O decreto estadual proíbe o consumo de bebidas nas distribuidoras, embora autorize o funcionamento de segunda-feira a domingo, de forma delivery, das 10h às 23h.
Em nota, a prefeitura afirmou que o prefeito de Cuiabá parou na distribuidora depois da inauguração simbólica de uma obra na Avenida das Torres.
Ele tomou duas cervejas a convite de alguns comerciantes e depois foi embora, segundo a assessoria.
Confira as medidas:
- – De segunda à sexta, proibição de todas as atividades econômicas das 19h às 5h. Aos sábados e domingos, a proibição será após o meio-dia. A exceção fica por conta das farmácias, serviços de saúde, funerárias, postos de gasolina (exceto conveniências), indústrias, transporte de alimentos e grãos, e serviços de manutenção de atividades essenciais, como água, energia e telefone.
- – Nos horários permitidos, as atividades econômicas deverão respeitar as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento e limitação de 50% da capacidade máxima do local.
- – Eventos podem ocorrer dentro do horário permitido, respeitado o limite 30% da capacidade do local, e número máximo de 50 pessoas.
- – Os serviços de entrega por delivery seguem autorizados até às 23h.
- – O transporte coletivo e congêneres (Uber, 99, etc) podem funcionar normalmente.
- – Toque de recolher a partir das 21h até às 5h, com proibição de circulação.
- – Projeto de lei que prevê multa a pessoas físicas e às empresas que descumprirem as normas, bem como notificação à Polícia Civil e Ministério Público.
- – Nos órgãos públicos estaduais, fica suspenso o atendimento presencial em todas as secretarias e órgãos do governo, com exceção das unidades finalísticas. Quanto a jornada de trabalho, cada secretaria/autarquia vai disciplinar medidas para redução do fluxo de pessoas.
- Restaurantes podem funcionar até as 14h.
InformaMT/G1