InformaMT
O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) disse que tem três novos anúncios para fazer em relação às medidas contra a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mas que só irá publicar após o novo decreto do governador Mauro Mendes (DEM). O gestor ainda afirmou à imprensa que quer abrir novos leitos de enfermaria no Hospital de Referência contra a Covid-19.
“Eu requisitei o hospital militar, tenho plano de abrir mais 40 leitos. Já estamos no limite do limite, mas mesmo assim requisitei para abrir mais leitos de enfermaria no hospital de referência, e com segurança em breve estaremos passando mais de 400 leitos entre UTIs e enfermarias. E quero anunciar agora, assim que conhecer o decreto do governo, que deve ser anunciado hoje a tarde, quero anunciar as medidas de ampliação da atenção básica”, afirmou Emanuel.
Segundo o prefeito, além de UTI e enfermaria, também é necessário se preocupar com a atenção primária. A respeito da lotação de UPAs e policlínicas, além dos hospitais da capital, o prefeito disse que a média continua sendo de 70% de pacientes do interior e apenas 30% de Cuiabá.
“Tenho três anúncios para fazer para garantir maior humanização, solidariedade e segurança à população, então estamos fechando. Isso diz respeito principalmente à atenção básica, a ampliar as ações de prevenção, de cuidados e de controle aqui na ponta da Covid-19 para evitar que aquele simples sintomas se transforme em moderado ou grave”, finalizou.
InformaMT/OlharDireto