27 C
Cuiabá
terça-feira, dezembro 3, 2024

Em bate-boca, deputada detona colega de MT: “Moral de esgoto”

A deputada federal por Mato Grosso Coronel Fernanda (PL) bateu boca com a colega Samia Bomfim (PSOL/SP) na tarde desta terça-feira (4), durante sessão na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara Federal.

Samia se sentiu ofendida quando a parlamentar mato-grossense citou o caso do irmão dela, assassinado no ano passado no Rio de Janeiro. “Moral de esgoto, de lixo”, disse a deputada paulista.

A sessão da comissão tratava da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece como crime a posse e porte de qualquer quantidade de droga ilícita. A proposta já foi aprovada em abril pelo Senado Federal e passa pelo aval da Câmara.

Tudo teve início quando Samia se posicionou contrária à proposta e classificou o relator do texto, deputado federal Ricardo Salles (PL/SP), como “traficante de madeira”. O ex-ministro de Jair Bolsonaro é réu em uma ação na Justiça Federal por esquema ilegal de exportação de madeira.

Coronel Fernanda tomou as dores do colega, defendeu-o e usou o assassinato do irmão de Samia, o médico ortopedista Diego Ralf de Souza Bomfim, para se posicionar contra o tráfico de drogas no País.

“Ela [Samia] não concordar com o tema não dá o direito dela ofender nenhum deputado. Aqui não tem traficante de madeira. […] Se ela está tratando de traficante, ela tem que tratar com pessoas do morro do Rio de Janeiro que cometeram crime gravíssimo e ela sabe qual eu estou falando. Respeito é bom e a gente gosta”, disse a mato-grossense.

Com a voz embargada, Samia tomou o microfone e disparou contra a deputada. “A pessoa tem que ter uma moral de esgoto para usar o caso do meu irmão numa discussão como essa. Uma moral de lixo para nesse tema trazer o caso do meu irmão”, disse.

A parlamentar paulista afirmou que, caso a PEC passe na Casa, poderá fortalecer o crime organizado. Em seguida, mandou a coronel “calar a boca”.

“É o crime organizado, como o Comando Vermelho, que vai se beneficiar com uma tragédia social como essa. […] Lave sua boca antes de falar do meu irmão. Tenha respeito pelo luto da minha família e responda à sociedade por ajudar a alimentar o crime organizado, que traz a dor para tantas famílias brasileiras. Cale a sua boca!”, disse aos gritos.

As duas continuaram batendo boca, mas a deputada Caroline de Toni (PL/SC), que conduzia a sessão, pediu que as duas se recompusessem.

A votação na CCJ foi adiada após pedido de vista.

Médicos mortos

O irmão de Samia é um dos quatro médicos que foram assassinados em outubro de 2023 no Rio de Janeiro, onde participavam de um congresso internacional de ortopedia.

Imagens de câmeras de segurança mostram que os quatro estavam sentados em uma mesa do quiosque quando foram baleados. Três homens, vestidos com roupas pretas, desceram de um carro branco e atacaram o grupo.

O crime foi cometido por engano. Os assassinos confundiram os médicos com rivais.

Veja trecho:

Fonte: Mídia News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias