Vídeo é composto por imagens de inteligência artificial e trechos fora de contexto. Até 15 de janeiro de 2025, não havia qualquer registro de prédios na cidade californiana atingidos pelas chamas. É #FAKE vídeo aéreo que mostra prédios pegando fogo em Los Angeles
Reprodução
Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra prédios de Los Angeles em chamas durante o incêndio na Califórnia. É #FAKE.
selo fake
g1
O que diz a publicação
No TikTok, um perfil que compartilha imagens de desastres naturais postou, em 11 de janeiro de 2025, o vídeo manipulado com a legenda: “Momento assustador em Los Angeles, Califórnia, enquanto grande incêndio destrói a cidade”.
O conteúdo, que tem cenas feitas com uso de inteligência artificial, já havia tido mais de 30 milhões de visualizações até a última atualização desta reportagem.
O material adulterado tem cinco cenas:
Na primeira, vemos imagens aéreas de uma cidade em chamas, com prédios altos pegando fogo, nuvens de fumaça subindo ao céu e focos de incêndio em avenidas.
Na segunda, já em um ângulo ao nível da rua, há uma rodovia com carros parando no acostamento e pessoas correndo. O céu tem diversos pontos vermelhos semelhantes a fogos de artifício. Este trecho, na verdade, usa um conteúdo real publicado em 8 de agosto de 2023, com o registro das comemorações de 102 anos de um time de futebol da Argélia.
Na terceira, veem-se novos registros de edifícios tomados por fogo, similares aos do começo do vídeo.
Na quarta, duas pessoas aparecem puxando dois cavalos pelas rédeas enquanto circulam por uma rua, em meio a uma nuvem de fumaça. Esta é a única imagem que, de fato, mostra algo do incêndio real na Califórnia.
Na quinta e última, os trechos finais apresentam mais prédios tomados por chamas.
Fato ou Fake: a checagem passo a passo
O Fato ou Fake submeteu o vídeo completo ao HiveModeration, uma ferramenta que detecta o uso de inteligência artificial: o resultado apontou que há 99,9% de chances de o vídeo ter sido feito com IA.
Também foi feita uma busca reversa de cada uma das cenas para tentar encontrar suas origens. O mecanismo permite analisar elementos de imagens para procurar correspondências na internet.
A verificação não encontrou nenhuma imagem real que correspondesse às cenas 1 e 3 (veja abaixo). Além disso, o próprio HiveModeration apontou que ambas têm 99% de chance de terem sido geradas por IA.
Cenas 1 e 3 foram feitas com inteligência artificial.
Reprodução
Para saber de onde veio a cena 2, o Fato ou Fake usou o Google Lens, uma das ferramentas de busca reversa. Ela indicou que o mesmo trecho foi publicado no TikTok em 8 de agosto de 2023 (veja abaixo). O dono da conta torce para o Mouloudia Club d’Alger, time de futebol da Argélia, e posta vídeos durante jogos.
De acordo com o jornal local “El Moudjahid”, em 7 de agosto de 2023, ou seja, véspera do post, torcedores saíram nas ruas de Argel, capital do país, para comemorar os 102 anos do clube. “Um imenso estrondo, que bateu todos os recordes, acompanhado de fogos de artifício de múltiplas cores”, relatou o veículo.
Em uma verificação de 2024, o site palestino de checagem Kashif confirmou que o vídeo é da celebração e já havia sido falsamente associado anterioremente a um ataque de Israel ao Líbano.
A cena é de um vídeo de agosto de 2023, anterior aos incêndios de Los Angeles deste ano.
Reprodução
Com relação à cena 4, Fato ou Fake verificou que ela foi extraída de uma entrada ao vivo da emissora de TV Fox 11 Los Angeles, em 8 de janeiro de 2025, um dia após o início do incêndio (veja abaixo). Na imagem real, a repórter Gina Silva estava na avenida New York Drive, em Los Angeles. No relato, ela afirmou que muitas casas estavam em perigo e que região tinha recebido alerta para evacuação.
A jornalista entrevistou duas pessoas que estavam resgatando seus cavalos do fogo. Essa é a única parte do vídeo manipulado que usa, de fato, imagens verdadeiras do incêndio na Califórnia .
Imagem mostra reportagem de 08 de janeiro sobre os incêndios na Califórnia.
Reprodução
Por fim, para a cena 5 (veja abaixo), o Google Lens identificou que o trecho foi publicado pela primeira vez em 30 de setembro de 2024, no TikTok, por um perfil que se denomina como um artista de IA. Ele marcou que a localização seria em Beirute, no Líbano, e na legenda afirmou que as imagens eram produto de manipulação.
O vídeo foi excluído da conta, mas o print da publicação está disponível no Wayback Machine e no Archive Today, sites que armazenam capturas de tela de posts da internet.
Além disso, em reportagem publicada pela emissora americana CBS News em 7 de outubro de 2024 verificou que a imagem falsa circulou como se fosse um retrato real de ataques de Israel no Líbano.
O Fato ou Fake também submeteu a cena 5 ao HiveModeration. Resultado: 82,1% de chances de ser IA.
Frame é de vídeo feito por inteligência artificial em setembro de 2024.
Reprodução
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)
source
Fonte: G1
É #FAKE vídeo com imagens aéreas que mostram prédios pegando fogo em Los Angeles
PUBLICIDADE