APARECIDO CARMO
DAFFINY DELGADO
O diretor do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, foi preso na Operação Shadow, deflagrada nesta segunda-feira (14). Adão Elias Junior é acusado de ajudar na fuga de uma liderança de uma facção e mais outro preso.
Na operação, um segundo policial penal também foi preso.
>>> Clique aqui e receba notícias de MT na palma da sua mão
No total, foram expedidos 35 mandados, sendo 11 de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, seis bloqueios de valores, três de sequestro de veículos e três de sequestro de bens e imóveis, expedidos pela juíza Edna Ederli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo) de Cuiabá.
LEIA MAIS – Presos de alta periculosidade fogem da escolta policial durante compras em VG
As ordens judiciais foram cumpridas em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Poconé.
A fuga dos dois detentos do presídio Ahmenon Lemos Dantas, ocorreu no dia 14 de julho de 2023, quando os bandidos tiveram a saída autorizada, supostamente para realizar serviço extramuros. Entretanto, eles não retornaram à penitenciária. A dupla teria pagado para conseguir fugir.
Entre os fugitivos está Gilmar Reis da Silva, conhecido como “Vovozona”, considerado criminoso de alta periculosidade e apontado como liderança do crime organizado na região sul de Mato Grosso.
O outro fugitivo é Thiago Augusto Falcão de Oliveira, autor de homicídio em Chapada dos Guimarães e que dias antes ao fato já tinha se envolvido em outra tentativa de fuga da unidade prisional.
De acordo com as informações, Gilmar é líder de uma facção na região sul do estado e Thiago estava foi condenado pela execução de quatro pessoas por disputa de terra, no município de Planalto da Serra (255 km de Cuiabá). Os dois foram transferidos da Penitenciária Central do Estado (PCR) para o Complexo Penitenciário de Várzea Grande.
FONTE : ReporterMT