Início DESTAQUES Deputados podem derrubar veto do Governo ao projeto que proíbe corte de...

Deputados podem derrubar veto do Governo ao projeto que proíbe corte de energia na pandemia

ANGELO VARELA / ALMT

InformaMT

Os deputados que compõem a CPI da Energisa na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) recomendaram a derrubada do veto do governador Mauro Mendes (DEM), por inconstitucionalidade, ao projeto de lei que previa a proibição de corte no fornecimento de energia elétrica no Estado, durante a pandemia. Os vetos do Poder Executivo serão apreciados na sessão marcada para esta segunda-feira (19.04), às 10 horas.

A orientação é do presidente da CPI da Energisa, deputado Elizeu Nascimento (PSL) e pelo relator, deputado Carlos Avalone (PSDB). Segundo eles, em outros Estados, a exemplo de Rondônia, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu de forma favorável a proibição de corte de energia elétrica na pandemia.

“Nesta ocasião, a CPI da Energisa de forma unida, muito bem representando a população mato-grossense entra com esse pedido à Mesa Diretora para que todos os deputados votem pela derrubada do veto e assim a sociedade possa ter a suspensão pelo prazo de três meses, para não pagar a energia elétrica neste momento”, afirmou Elizeu em vídeo divulgado nas redes sociais.

Consta do veto, que não é permitido aos Estados de Mato Grosso legislar sobre a matéria. Conforme entendimento do Poder Executivo, a proibição do corte de energia viola a competência legislativa privativa da União para tratar de normas relativas à energia.

CPI da Energisa – Além do relator Carlos Avalone e Elizeu Nascimento (presidente), compõem a CPI da Energisa os deputados Thiago Silva (MDB), Paulo Araújo (PP) e Dr. Eugênio (PSB). Os suplentes são Valdir Barranco (PT), Romoaldo Júnior (MDB), Xuxu Dal Molin (PSC), Dilmar Dal Bosco (DEM) e Valmir Moretto (Republicanos).

 

InformaMT/VGNoticias

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile