InformaMT
Uma comissão de alunos da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) procurou o deputado estadual Sebastião Rezende em busca de informações sobre a real situação dos prédios que questão sendo construídos pela Prefeitura de Rondonópolis, em parceria com a iniciativa privada, na área do antigo aeroporto, para abrigar a instituição na cidade. Em função disso, ele intermediou a realização de uma reunião com a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva Terezinha de Cól, representando o Município, para dar os devidos esclarecimentos aos estudantes.
A reunião entre a comissão de alunos da Unemat e a secretária municipal acabou ocorrendo neste sábado (29/1), sendo importante para posicionar para a comunidade estudantil a realidade das obras em questão na cidade. Na ocasião, Neiva de Cól garantiu que as obras da Unemat na cidade não pararam, estando em pleno andamento, mas que faltam serviços complementares, a exemplo da ligação de água entre os blocos e destes com a rede central do Sanear, bem como a ligação do posto de transformação de energia elétrica.
A secretária municipal informou, no entanto, aos alunos que não tem ainda como dar uma data certa de quando todas as obras estarão finalizadas, mas que os esforços para agilizar o processo estão sendo feitos. Também pontuou que a Prefeitura de Rondonópolis está fazendo tratativas junto à Reitoria da Unemat para definir algumas questões burocráticas, a exemplo da transferência dos prédios para a instituição, que, por estarem em uma área do Município, a princípio devem ocorrer na forma de cessão de uso.
Sebastião Rezende explicou à reportagem que, enquanto deputado estadual, tem feito esse trabalho de interlocução entre Unemat e Prefeitura de Rondonópolis para que os estudantes da instituição na cidade possam ter, o mais rápido possível, uma estrutura física em boas condições de atender as demandas acadêmicas. Nesse sentido, destaca que a atual estrutura do Núcleo da Unemat na cidade, que funciona em uma escola estadual, não atende todas as necessidades e demandas dos cursos existentes.
Conforme o parlamentar, a oferta de instalações físicas adequadas também é importante para ampliar a atuação da Unemat em Rondonópolis. Nesse contexto, pontua que tem trabalhado a vinda de mais dois cursos superiores para a cidade, mas que a Unemat requer a disponibilidade da estrutura física para tal. Inclusive, salientou que tem feito junto à Casa Civil um trabalho para que os cursos ofertados localmente deixem de ser através de turmas especiais e passem a ser regulares.
A realização da reunião, que também contou com a presença do vereador Cido Silva, evidencia a confiança dos estudantes na pessoa do deputado Sebastião Rezende diante de seu histórico de lutas em prol da consolidação da Unemat em Rondonópolis, sendo, inclusive, responsável pelas condições, junto com o prefeito Zé Carlos do Pátio, para o estabelecimento do núcleo da instituição na cidade.
InformaMT/ATribuna