quinta-feira, 22, maio , 2025 01:40

Crianças palestinas separadas do pai há três anos estão entre repatriados de Gaza

Três crianças estão entre os repatriados da Faixa de Gaza que desembarcam nesta quinta-feira (22) em São Paulo. Inshirah, 8, Alaa, 7, e Khaled, 6, são filhos de Ramadan Abdo, refugiado palestino-brasileiro que chegou ao Brasil há três anos, na primeira leva de refugiados trazidos do território após o início da guerra com Israel.

Desde então, Ramadan refez a vida no país. Casou-se novamente com uma mulher palestina e teve dois filhos — Aylin, 2, e Ayan, 1.

“Vou abraçá-los pela primeira vez em três anos”, disse à coluna, emocionado. Ele enviou fotos da família e fez um alerta: “Infelizmente, as crianças viviam em tendas e enfrentavam a fome e o terror dos bombardeios. A aparência deles mudou completamente.”

As crianças estavam aos cuidados de uma tia, que desembarca junto delas na capital paulista. Elas se encontrarão pela primeira vez com os irmãos nascidos no Brasil.

Um grupo de palestinos brasileiros cruzou a fronteira de Gaza com Israel na terça (20), com destino o Brasil. Eles foram levados à fronteira de Israel com a Jordânia, onde finalizaram a tramitação de documentos.

A saída deles do território palestino, bombardeado de forma praticamente ininterrupta por Israel há três anos, foi negociada pela diplomacia brasileira com autoridades israelenses e da Jordânia.

A saída dos palestinos de Gaza para serem acolhidos no Brasil é uma reivindicação antiga de parte do grupo de 30 cidadãos do território que têm dupla nacionalidade e que foram trazidos ao Brasil pelo governo federal nos primeiros meses da guerra.

A situação de Gaza se deteriora a cada dia.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

noticia por : UOL

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias