A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um corredor de umidade que vem da amazônia até a região Sudeste do país, começa a dar sinais de enfraquecimento na Grande São Paulo, afirma o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.
Com isso, a tendência para os próximos dias é do gradual retorno do sol pela manhã e a redução dos volumes de precipitação. No entanto, as pancadas de chuva, causadas pelo aquecimento da temperatura aliado a esse fenômeno climático, ainda devem atingir a região metropolitana de São Paulo nesta terça-feira (4).
Segundo o CGE, a expectativa é que essas pancadas sejam mais isoladas e aconteçam com intensidade moderada a forte, principalmente entre o meio da tarde e o início da noite. Por conta do solo encharcado, ainda há potencial para deslizamentos de terra e alagamentos.
Os rios e córregos, que estão cheios devido às últimas chuvas, também podem transbordar.
Em relação à temperatura, a sensação ainda será de abafamento, com os termômetros variando entre mínimas de 20°C e máximas de 28°C.
De acordo com o alerta laranja de chuvas intensas emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que é válido até a manhã desta terça, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Desta forma, mantém-se o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de raios.
Na quarta-feira (5), o sol entre muitas nuvens pela manhã e a temperatura sobe. No fim da tarde, há potencial para chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, porém curta duração. O calor deve aumentar um pouco e a máxima poderá chegar aos 30°C.
Risco de chuva forte em grande parte do país
O alerta laranja do Inmet de perigo para chuvas intensas deve provocar muitos temporais país afora. Segundo a Climatempo, quase todas as capitais ficarão sujeitas a precipitação de forte intensidade no decorrer desta terça. Apenas Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Salvador devem ficar livres do mau tempo.
Por outro lado, a pior situação deve ser enfrentada pelos moradores de Belém, Macapá e Manaus, onde o nível de alerta é de perigo para temporais e chuva muito volumosa.
A Climatempo informa ainda que o risco de chuva será de moderado a forte em São Paulo, Florianópolis, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Porto Velho, Boa Vista, Palmas, São Luís, Teresina, Fortaleza, Maceió e Aracaju, justamente no corredor do ZCAS.
Já as capitais Curitiba, Rio Branco, Natal, João Pessoa e Recife podem ter temporais mais brandos.
Enquanto a maior parte do país enfrenta tempestades, o Rio Grande do Sul mantém a previsão de onda de calor, que pode superar os 40°C em grande parte do estado, principalmente, no centro-oeste.
noticia por : UOL