25 C
Cuiabá
quarta-feira, dezembro 4, 2024

Corpo de Bombeiros resgata onça-parda e mais dois animais em situação de risco

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, neste domingo (01.09), o resgate de três animais que estavam em situações de risco nos municípios de Cáceres, Guarantã do Norte e Lucas do Rio Verde. Entre os resgatados estavam uma onça-parda, uma arara-canindé e um teiú-branco.

Em Cáceres (a 218,4 km de Cuiabá), a equipe da 2ª Companhia Independente Bombeiro Militar (2ª CIBM) foi acionada por populares na tarde de domingo, por volta das 16h20. Eles relataram que a onça-parda estava circulando pela via pública no bairro Jardim Cidade Nova.

Devido à natureza da ocorrência, os militares solicitaram imediatamente o apoio da Polícia Ambiental. Ao chegarem ao local, os bombeiros militares encontraram a onça acuada por cachorros, o que fez com que o felino fugisse para o quintal de uma residência e subisse em uma árvore.

Para que bombeiros militares pudessem realizar o resgate seguro, foi necessário administrar um tranquilizante no animal. Após o resgate, a onça-parda, que apresentava um ferimento na pata, foi encaminhada a um veterinário local para tratamento.

O felino será posteriormente entregue aos órgãos ambientais competentes, que se encarregarão de sua reabilitação e soltura em um habitat apropriado.

Em Guarantã do Norte (a 709,8 km de Cuiabá), a equipe do 4º Núcleo Bombeiro Militar (4º NBM) foi acionada na manhã de domingo para resgatar uma arara-canindé que havia se ferido após bater em um caminhão na BR-163.

No local, os bombeiros militares encontraram a ave caída às margens da rodovia, com sinais de possível fratura em uma das asas. O resgate foi realizado com extremo cuidado para minimizar o estresse no animal. A arara será encaminhada aos órgãos ambientais para o tratamento devido.

Já em Lucas do Rio Verde (a 333,2 km de Cuiabá), a equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) resgatou um teiú-branco encontrado em uma quitinete. Por se tratar de um animal que não é perigoso e por não apresentar ferimentos, os bombeiros militares realizaram o resgate e a soltura do teiú em uma área de preservação próxima.

Fonte: SECOM MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias