24 C
Cuiabá
sexta-feira, novembro 22, 2024

Cônsul-geral reconhece ação da Sedec pela promoção do Brasil no mercado econômico andino

O cônsul-geral do Brasil em Santa Cruz de La Sierra, Francisco Carlos Soares, Luz, encaminhou ofício em agradecimento ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, por ter contribuído como um dos palestrantes do Fórum Empresarial Brasil-Bolívia 2023. O documento foi entregue na quinta-feira (19.10).

O evento foi realizado paralelamente a 47ª Feira Internacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz), na Bolívia, de 22 de setembro a 1º de outubro de 2023.

Além de investir em um estande do Governo de Mato Grosso na feira multisetorial, considerada uma das maiores da América Latina, a Sedec também abriu espaço para que empresários do Estado, dos setores de comércio, agroindústria, indústria ou turismo pudessem divulgar seus negócios e prospectar novos clientes.

César Miranda apresentou as vantagens de se investir em Mato Grosso, apontando que o Estado produz quase 30% dos grãos no Brasil e lidera a produção de soja, milho, algodão, carne bovina e etanol de milho. Além disso, falou sobre a desburocratização do acesso a incentivos fiscais, os investimentos na Zona de Processamento e Exportação (ZPE) em Cáceres, e a relação comercial com a Bolívia.

“De 2016 a 2022 houve um crescimento de 933% nas importações do Brasil com a Bolívia. Somos um dos principais mercados consumidores dos produtos bolivianos”, comentou César Miranda.

No ano passado, foram importados por Mato Grosso cerca de US$ 143,6 milhões em fertilizantes, madeiras, máquinas agrícolas, produtos de origem vegetal e animal e gás natural. Este item é responsável por 80% das compras mato-grossenses. Por outro lado, o Estado exportou US$ 12,6 milhões em produtos para Bolívia, especialmente carne de aves, alimentos para animais, óleo de soja e arroz.

Segundo o cônsul-geral, a apresentação do secretário César Miranda sobre o cenário econômico de Mato Grosso contribuiu para o êxito do Fórum Empresarial Brasil-Bolívia.

“Tenha certeza de que seguimos à sua disposição para continuarmos trabalhando em conjunto aqui em Santa Cruz de La Sierra na promoção do Brasil e, em particular, do Mato Grosso”, finalizou o diplomata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

NOTÍCIAS

Leia mais notícias